Anteriormente havíamos postado o circuito que fizemos em nosso 3º dia de viagem, o qual nomeamos como roteiro curto.
Cavernas do PETAR – 3º Dia – Caverna do Diabo – Percurso Curto
Este roteiro se encaixa para aquelas pessoas que querem retornar para suas casas após o almoço.
Para os mais aventureiros e dispostos, preparamos um roteiro completo, onde terá a manhã para aproveitar as atividades do Parque PETAR e a parte da tarde para visitar a Caverna do Diabo e suas trilhas como fizemos.
Provavelmente sua chegada a Caverna do Diabo ocorrerá por volta das 14hs e terá então até as 18hs para finalizar o passeio, pois o parque fecha. Sendo assim, seu retorno para sua casa ocorrerá por volta das 19hs.
Vale recordar toda nossa aventura até aqui:
Cavernas do PETAR – 1º Dia – Núcleo Santana – Trilha Morro Preto + Caverna Morro Preto + Trilha Caverna Santana + Caverna Santana + Caverna Couto
Cavernas do Petar – 2º Dia – Núcleo Santana – Trilha Rio Betary + Caverna Água Suja + Cachoeira Andorinha + Cachoeira Beija-Flor + Caverna Cafezal
Mas vamos ao que interesse:
3º DIA – Completo
Terceiro dia – Núcleo Ouro Grosso e Cachoeira do Sem Fim
08:30hrs – Início das Atividades
Trilha cultural – Casa da Farinha
Caverna Ouro Grosso (uma das mais radicais do PETAR)
Caverna Alambari de Baixo
Cachoeira do Sem Fim.
O Núcleo Ouro Grosso tem como principal atrativo a Caverna do Ouro Grosso. Esta caverna tem diversas cachoeiras no seu interior. Os mais aventureiros consideram esta a caverna mais esportiva da região, e também uma das mais difíceis de explorar. Para principiantes, como nós, o ideal é ficar nos limites da primeira cachoeira, mesmo apenas até este primeiro percurso, a exploração é interessante e divertida, a aventura é garantida!
A Caverna Alambari de Baixo tem uma entrada com aproximadamente 10 metros de altura por 20 de comprimento. O nome tem sua origem por conta das águas do Rio Alambari que no passado corria por dentro da caverna. Atualmente o nível do rio baixou e a água entra por outra fenda a direita da entrada. Esta caverna também faz uma travessia em seu interior.
A trilha se inicia num grande salão que recebe a luz direta do Sol que nos permite observar as belas formações encontradas em seu interior.
É muito comum ao visitar esta caverna, encontrar as águas mais fundas, como encontramos na Caverna do Morro Preto no Núcleo Santana. A água pode chegar até a cintura. Mas normalmente fica na região do joelho.
Saindo desta caverna, andamos um pouco e chegamos a Cachoeira do Sem Fim. Esta cachoeira é formada por 3 quedas, sendo que a maior tem 6 metros. Nesta cachoeira há como praticar rapel, caso feche este tipo de aventura. É possível nadar na cachoeira!
Esta visitação completa, leva em torno de 4hs. É mais curta que as anteriores que realizamos.
Ficou faltando a visita aos Núcleos da Casa de Pedra e dos Caboclos que terão que ficar para uma próxima viagem.
Estes também são os núcleos com menos atrativos para quem é iniciante na atividade de explorar cavernas, inclusive a Caverna Casa de Pedra, que abriga o maior pórtico do mundo, com cerca de 215 metros de altura, tem a entrada proibida para turistas, que podem apenas admirar seu pórtico.
DICA DE PASSEIO AO SAIR DE IPORANGA EM DIREÇÃO À CAVERNA DO DIABO
Como sugestão deixamos para sua análise conhecer a Reserva Betary. Fica em uma travessa da estradinha de terra que leva em direção ao Parque PETAR.
A Reserva Betary, é uma unidade de conservação particular criada pelo engenheiro agrônomo e biólogo Sergio Pompéia voltada ao estudo científico, educacional e turístico da flora e da fauna da Mata Atlântica. A reserva possui uma infraestrutura voltada à pesquisa em ambientes controlados, onde é possível a observação direta da fauna e da flora pelos visitantes e o acompanhamento das atividades científicas. Quem viaja com as crianças não deve deixar de visitá-la. Um trabalho fantástico!
Finalizando esta parte do passeio, você poderá se dirigir sentido a cidade de Eldorado/SP para visitar a Caverna do Diabo, que relatamos em nosso último post.
Por lá poderá almoçar no restaurante e ainda fazer os passeios que o parque lhe permite.
Veja o passeio completo no link abaixo:
Cavernas do PETAR – 3º Dia – Caverna do Diabo – Percurso Curto
Veja na integra como foi todo nosso passeio:
O que Você Encontrará ao Visitar Petar? Cavernas, Grutas, Cachoeiras, Mirantes!
5 Dicas para Quem vai Visitar o PETAR e a Caverna do Diabo pela Primeira Vez!
Onde se Hospedar e Como Chegar no PETAR – Iporanga
Cavernas do PETAR – 3º Dia – Caverna do Diabo – Percurso Curto
Cachoeira do Meu Deus em Eldorado – Região do PETAR
Passeios Radicais em PETAR – Rapel, Bóia-cross, Canyoning, Tirolesa, Corrida de Aventura e Muito Mais!
E você o que achou deste roteiro completo?
Já o fez?
Deixe suas dúvidas e comentários abaixo!
Jeff & Paty
Com Pé na Estrada
Faça parte da comunidade Com Pé na Estrada!
Siga-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada
Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/
Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/
Veja nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgEwxFyLGrpgmJdqHKZdZxA
Viajou? Conheceu algum destino novo? Conte-nos sua experiência que ela será publicada no blog! https://compenaestrada.com.br/viagem-do-leitor/
Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com
Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!
Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!
Marque suas fotos com a hashtag #compenaestrada
Pingback: Cachoeira do Meu Deus em Eldorado – Região do PETAR | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: 5 Dicas para Quem vai Visitar o PETAR e a Caverna do Diabo pela Primeira Vez! | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Passeios Radicais em PETAR – Rapel, Bóia-cross, Canyoning, Tirolesa, Corrida de Aventura e Muito Mais! | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Cavernas do PETAR – 3º Dia – Caverna do Diabo – Percurso Curto | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Cavernas do Petar – 2º DIA – Núcleo Santana – Trilha Rio Betary + Caverna Água Suja + Cachoeira Andorinha + Cachoeira Beija-Flor + Caverna Cafezal | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Cavernas do PETAR – 1º Dia – Nucleo Santana – Trilha Morro Preto + Caverna Morro Preto + Trilha Caverna Santana + Caverna Santana + Caverna Couto | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: O que Você Encontrará ao Visitar Petar? Cavernas, Grutas, Cachoeiras, Mirantes! | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Onde se Hospedar e Como Chegar no PETAR – Iporanga | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Roteiro de 3 Dias em PETAR – Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso, Caverna do Diabo, Cachoeiras | COM PÉ NA ESTRADA