Conhecendo a Usina Hidrelétrica de Itaipu – Foz do Iguaçu

Olá, galera!

Estamos aqui pra relatar mais uma de nossas viagens, mas não apenas isso: compartilhar com vocês as fotos do lugar mais maravilhoso que já conhecemos!

Nosso passeio teve início com uma Visita Completa à Usina Hidrelétrica de Itaipu. A monitoria nos ajudou a compreender mais sobre a história da empresa, sua binacionalidade, etc.

 

20140405_152807

A visita dura cerca de 2 horas, entre o percurso de ônibus dentro da Instituição e as curtas caminhadas dentro da usina.

A construção é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e realmente faz jus ao trono de Maior Usina Hidrelétrica do Mundo!!! A engenhosidade e a capacidade de provisão de energia são assustadoras…A visão do Rio também é muito bonita!

Entretanto, achei o passeio caro considerando o custo/benefício – R$60,00 por pessoa, mas vir a Foz e não visitar Itaipu não dá! rs Só é preciso checar o nível pretendido da visita: mais superficial ou algo mais técnico.

 

Abaixo segue as informações completas dos valores e passeios:

 

Itaipu - Externo

Itaipu - Interno

ENDEREÇO E COMO CHEGAR

De ônibus:

Quem escolhe o transporte coletivo deve usar as linhas de ônibus “Itaipu Dam”, Conjunto C Norte” ou “Conjunto C Sul”, que partem do terminal central de Foz do Iguaçu. A viagem dura aproximadamente 30 minutos. A tarifa custa R$ 2,90.

 

CARRO – 15 minutos

O Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu está a 12km do centro de Foz do Iguaçu, 38 km das Cataratas do Iguaçu e 6 km da Ponte da Amizade.
Itaipu Binacional – Avenida Tancredo Neves, 6731 CEP: 85.856-970 Foz do Iguaçu – PR – Brasil

 

Ingresso Itaipu

 

Devido a regras de acesso em área industrial, essa atração é proibida para menores de 14 anos.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • É obrigatório o uso de calçados fechados, sem salto, e de roupas com comprimento abaixo do joelho.
  • É proibido entrar com bolsas, mochilas ou sacolas. Se necessário, há armários para aluguel.
  • É permitido levar máquinas fotográficas, filmadoras e pertences pessoais, como óculos, celular, carteira, chaves, etc.
  • Recomenda-se a compra antecipada, pois o passeio tem vagas limitadas a 25 lugares por horário.
  • O vertedouro só abre de acordo com a operação da usina

ci

CIRCUITO ESPECIAL

Todos os dias às 8h, 8h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 15h30 e 16h.
Duração: aprox. 2h30

Premiado pelo Ministério do Turismo como uma das melhores práticas em atrativos turísticos, o Circuito Especial além de percorrer os principais cartões-postais da magnífica barragem, também o leva para uma aventura pelo interior da maior hidrelétrica do mundo em geração de energia.

O passeio dispõe de atendimento diferenciado, com monitores trilíngues, ônibus especial com água a bordo e permissão total para você filmar e fotografar.

Descubra a arquitetura côncava das majestosas catedrais de concreto e sinta a pulsação interrupta da usina ao tocar suas paredes e os condutos que direcionam a água para o interior das turbinas. Conheça a sala de comando central, onde técnicos brasileiros e paraguaios monitoram de forma integrada sua produção, separados apenas por uma fronteira simbólica.

E, finalmente, após percorrer a impressionante Estação Galeria, com quase um quilômetro de comprimento, desça ao nível onde estão as turbinas em pleno trabalho de geração de 700 megawatts cada uma – energia suficiente para a abastecer uma cidade com 2,5 milhões de residências e gerar emoções que você vai guardar para sempre.

 

Circuito Especial

VISITA PANORÂMICA

Todos os dias às 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h
Duração: aprox. 1h40

Mais do que uma obra da engenharia, Itaipu é um tributo à ousadia do homem, capaz de domar o nono maior rio do planeta em uma região de destinos turísticos surpreendentes, onde a natureza exibe todo seu esplendor. Para você ter uma noção do tamanho de Itaipu, a Visita Panorâmica é o passeio mais indicado. Nele você contempla a visão externa da grandiosidade da usina: do vertedouro ao topo da barragem de concreto onde estão instaladas as 20 unidades geradoras.

A visita inicia no Centro de Recepção de Visitantes com a exibição de um filme sobre Itaipu e segue em nossos ônibus para conhecer de perto a usina hidrelétrica. O roteiro passa pelo mirante do vertedouro e inclui uma parada no mirante central, de onde se tem uma ampla visão da barragem de aproximadamente 8km de extensão e 170 metros de altura. Nesse local é feita uma breve explicação sobre o funcionamento da usina. A visita continua no ônibus, passando pelos condutos forçados. Dependendo da operação da usina, o ônibus também pode passar por cima da barragem, de onde se tem uma vista de tirar o fôlego: o Rio Paraná com Foz do Iguaçu ao fundo e, na direção oposta, o reservatório de 1.350 km² que abastece Itaipu.

Para um passeio mais completo, pelas áreas externas e internas da usina, recomendamos o Circuito Especial

ILUMINAÇÃO DA BARRAGEM DE ITAIPU

Sexta-feira e sábado às 20h. (21h no horário de verão)
Duração: aprox. 1h30

A energia gerada por Itaipu também produz um outro espetáculo. Na própria usina, encante-se com a energia que sai das imensas turbinas na Iluminação da Barragem. Antes do acendimento das luzes, dois apresentadores e um vídeo mostrado em telões contam a história da hidrelétrica e a traduzem em números expressivos. De repente, em meio à escuridão, a barragem de concreto é iluminada por 747 refletores e 112 luminárias.

Uma trilha sonora, criada especialmente para a apresentação, embala, em perfeita sincronia, o acendimento das luzes. O turista acompanha a apresentação do mirante central, de onde pode-se ver a distância o funcionamento da usina durante o dia.

Para você ter uma ideia da beleza e da grandiosidade deste cenário, a energia consumida no espetáculo seria suficiente para iluminar uma cidade com 15 mil habitantes. A iluminação ganha ainda mais charme em noites de lua cheia.

Todos os dados e Informações foram retirados do site de Itaipu – www.turismoitaipu.com.br

20140405_154159

20140405_154313

20140405_164549

20140405_170135

20140405_171553

20140405_171626

20140405_171643

20140405_173228

20140405_175041

20140405_180224

20140405_181037

E você já foi para Itaipu? O que achou?

Deixe seus comentários abaixo!

 

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

 

 

Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

Anúncios

Um comentário em “Conhecendo a Usina Hidrelétrica de Itaipu – Foz do Iguaçu

  1. Pingback: Balneário Camboriú – Roteiro de 3 dias | COM PÉ NA ESTRADA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s