Conhecendo Campos do Jordão – SP em 3 Dias

Olá pessoal, tudo bom?

Hoje vou falar sobre Campos do Jordão – SP.

Campos do Jordão é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira. A cidade fica à altitude de 1.628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando a altitude da sede. Campos do Jordão é chamada de “Suíça Brasileira”, como estratégia de marketing, pela sua arquitetura tardia baseada em construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira. Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho. Este clima frio, torna a cidade um alvo e refugio certo, para os casais apaixonados.

Muitos hotéis e pousadas, oferecem lareira nos quartos ou ar condicionado.

Logo na entrada da cidade, é possível visualizarmos as construções europeias e as arquiteturas fantásticas que atraem os olhares de muitos brasileiros e estrangeiros.

Entrada 2 Entrada Campos  Arquitetura 3

Ficamos na pousada http://pousadarecantomonoo.com.br/. Localizada a 4km do centro turístico em vila Capivari (acesso av. principal). Excelente local para fugir do trânsito caótico que tem o centro de Capivari durante todo o dia.

Cafe da Manha

Dica de Passeio: Vila Capivari

A Vila Capivari é o Centro Turístico e o ponto de encontro de Campos do Jordão. Em meio a prédios construídos com arquitetura européia, o visitante encontra sofisticados restaurantes, cafés e barzinhos que atendem aos mais diversos gostos e paladares.

Fazer compras em Capivari também é uma atração imperdível. As mais diversas grifes estão presentes nas ruas e shoppings da cidade. Recentes tendências da moda podem ser encontradas nas lojas e boutiques, com destaque para malhas e artigos em lã fabricados na cidade. No local também pode-se adquirir produtos exclusivos de Campos como chocolates caseiros, a tradicional cerveja artesanal, artesanatos e souvenirs.

Na temporada de inverno, feriados e alguns finais de semana é possível conferir shows e apresentações culturais na Praça São Benedito. O local também é ideal para caminhar e recarregar as energias enquanto se aprecia o clima.

Arquitetura 2

No Parque da Estrada de Ferro um charmoso lago enfeita a paisagem, que sugere uma tranquila caminhada com a familia e amigos. Bem próximo algumas lojas oferecem produtos tradicionais de Campos do Jordão como malhas, chocolates e artesanato.

Ainda no Parque, o famoso Teleférico liga Vila Capivari ao Morro do Elefante, promovendo um divertido e emocionante passeio através de cadeiras presas em cabos de aço.

Quem quiser conhecer um pouco mais da cidade, poderá fazer um passeio em carros panorâmicos, denominados Trenzinhos da Alegria, onde monitores comentam sobre curiosidades de Campos do Jordão, enquanto passam por belas regiões da cidade.

É no centro de Vila Capivari que se concentra também grande parte da vida noturna. Visite Campos do Jordão e conheça tudo que Montanha Maravilhosa tem para oferecer.

Trenzinho 2Trenzinho 3 Trenzinho

Dica de Passeio: Estrada de Ferro

Para quem busca conhecer um pouco da história de Campos do Jordão, o desbravamento da Serra da Mantiqueira paulista, não pode perder esse passeio a bordo das automotrizes da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que apresenta 3 roteiros para toda a família, podendo admirar desde a paisagem de Campos do Jordão, até a mudança de clima, cenário das cidades vizinhas por onde os trilhos da Estrada de Ferro passa.
Passeios:
Emílio Ribas – São Cristóvão: o bondinho faz o trajeto Estação Emílio Ribas até Estação São Cristóvão, perímetro da cidade, com um total do percurso de 8 km.
Campos do Jordão – Santo Antonio: a automotriz tem saída da Estação Emílio Ribas, com capacidade para 40 passageiros, que irão descer a serra passando por vilas e pontos que explicam o porquê da Estrada de Ferro ter sido considerada um dos primeiros passos para o progresso dessa região, chegando à Estação de Santo Antonio, conhecendo a variação de vegetação que compõe a Serra, percorrendo 19 km.

Dica de Passeio: Fábrica de Chocolate

Saborear delícias jordanense é muito bom, mas saber como elas são feitas é melhor ainda. O Chocolate Araucária, que há 14 anos está no mercado, tem um museu do chocolate, onde as pessoas poderão conhecer um pouco mais sobre essa iguaria milenar latino-americana, que agradou o mundo inteiro. Com acesso pela loja-fábrica, as pessoas poderão ver através do vidro como ocorre a fabricação do chocolate jordanense, além de poder ver um vídeo institucional.

Rua Amadeu Carletti Junior, 255 – Jaguaribe, com visitação em horário comercial das 9 às 18h, todo o dia e, em caso de grupo, agendar com antecedência.
Telefone: (12) 3668-9581

Cacau Show

 

Dica de Passeio: Cachoeirismo

Cachoeirismo – Campos do Jordão está começando a descobrir este novo esporte:
O cachoeirismo, ou canyoning. Surgido na Europa, com o objetivo de desvendar lugares inacessíveis como o fundo de vales íngremes e cavernas, espalhou-se pelo mundo nos últimos anos.
Esta região da Serra da Mantiqueira tem diversas opções de cachoeiras e vales (canyons), que ainda estão começando a ser explorados.

Cachoeira do Itapeva: Uma opção para quem quer ter um primeiro contato com este esporte é a Cachoeira do Itapeva, localizada no início de um vale que desce bruscamente as encostas da serra, em um local de visual privilegiado. São apenas 12 metros de altura, ideal para a iniciação ao esporte

Cachoeira do Ferradura, que é mais técnica. Com 15 metros de altura e 2 patamares, termina em um poço onde se pode nadar. Ainda existem outras opções que estão sendo desenvolvidas, como o;

Parque da Ferradura

Mirante Ferradura

Cachoeirão do Piracuama e o Canyon do Cochim entre outras, tornando Campos do Jordão um novo centro de prática deste esporte.

Dica de Passeio: Complexo Pedra do Baú

Placa

Com altitude de 1.950 metros o Complexo do Baú é uma enorme formação rochosa que compõe um dos principais cartões postais de Campos do Jordão.

Localizada na Cidade de São Bento do Sapucaí, o melhor acesso se dá por Campos, onde milhares de turistas seguem para conhecer esta maravilhosa atração turística. (Acesso pela estrada para São Bento do Sapucaí, Km 17, Campos do Jordão, Estado de São Paulo, Brasil)

O complexo é formado por três rochas: a Pedra do Baú, a maior e mais alta pedra com 1.950 metros de altitude; O Bauzinho com 1.760 metros; e a Ana Chata com 1.670 metros de altitude. Estas duas últimas localizadas ao redor da principal.

Por Campos do Jordão é possível chegar tranquilamente de carro ao Bauzinho, sendo possível alcançar a sua parte mais íngreme com facilidade.

Seguindo as placas na estrada da Campista chega-se na rua de terra que leva a Pedra do Baú, onde no final um platô com placas indicativas mostram uma pequena trilha para o Bauzinho. De lá é possível avistar a pedra maior, apontada bem de frente, com seu grande paredão rochoso, que enche os olhos a todo instante.

Para os mais aventureiros, é possível subir ao topo da pedra maior, por uma outra trilha que demora em média uma hora e meia de caminhada na mata. Logo após encontram-se as escadas de ferro e vergalhões cravados nas pedras. A partir deste ponto a adrenalina fica mais forte, pois o trajeto é feito por meio de escalada nos paredões estreitos da rocha, que exige certo preparo físico e muita coragem dos visitantes. Recomenda-se que este passeio a pedra maior do Baú seja conduzida por guias capacitados, que conhecem bem as trilhas e as escadas que levam ao cume.

No ponto mais alto da Pedra os visitantes podem andar em sua base, apreciando uma visão espetacular. É possível ver de um lado boa parte da serra de Campos do Jordão, e de outro as lindas montanhas de Minas Gerais. Na ponta da Pedra do Baú vê-se um enorme precipício de granito, capaz de dar vertigem a qualquer pessoa.

A pedra Ana Chata fica no meio da trilha para a Pedra do Baú e pode ser vista, em alguns ângulos da estrada, entre a Pedra do Baú e a Pedrinha.

A primeira subida ao topo da Pedra do Baú ocorreu em 20 de agosto de 1940, quando os irmãos Cortez conseguiram esta difícil tarefa. Graças a eles os visitantes conseguem subir, por meio de escada de ferro fixado na rocha, empreendida pelo Dr. Luiz Dummont Villares por 10 anos. Empreendeu também uma casa no topo da pedra feita de tijolos, telhado de cobre e bem servida de água, pois havia compartimentos para receber e armazenar águas da chuva; construída por Floriano Rodrigues Pinheiro, para pernoite de alpinistas. A casa que ficava no topo foi destruída por ação de vandalismo, mas ainda é possível ver sua fundação.

Pela cidade de São Bento do Sapucaí existe também um caminho para a Pedra do Baú, que exige ainda mais destreza na escalada. A prática de rapel e alpinismo também são bastante comuns no local, em que os esportistas encontram diversos terrenos para esportes radicais.

Entrada
Entrada franca – passeio público

Como chegar
Siga sentido a Vila Capivari, o Centro Turístico da cidade. Chegando em Vila Jaguaribe, faça o contorno à esquerda em frente ao Supermercado Roma, seguindo sentido a Fábrica de Chocolates Araucária. Passando a ponte, localizada próximo ao Estádio Municipal, siga a rua à esquerda, conhecida como Estrada da Campista. Nesta estrada há placas que indicam o caminho que leva até a Pedra do Baú.

Dica de Passeio: Ducha de Prata

A Ducha de Prata em Campos do Jordão é formada por várias duchas artificiais que vislumbram os visitantes, nesta canalização desembocam águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes.

Entrada Ducha de Prata

Em meio à natureza exuberante da serra, as águas da Ducha deliciam os visitantes que podem utilizar plataformas de madeira para tomar banhos frios e saudáveis.

Local excelente para tirar fotos em meio às pedras e trilhas, ou simplesmente relaxar escutando o som das águas e dos pássaros.

Antigamente, nesse local, banhavam-se os hóspedes da antiga e famosa Pensão Inglesa.

Este tradicional ponto turístico está localizado no bairro de Vila Inglesa, na estrada para a Vila Capivari.

Além das quedas d’água você encontrará ainda barraquinhas com produtos artesanais e souvenirs, para lembrar-se sempre de sua visita à Campos do Jordão.

Entrada 
Entrada franca

Endereço 
Avenida Roberto Simonsen – Vila Inglesa

Como chegar 
Siga até Vila Capivari, o Centro Turístico da cidade. Passando pelo Shopping Boulevard Geneve, siga sentido ao Tênis Clube; vire à direta, seguindo sempre em frente, a Ducha de Prata encontra-se a 3 km da Praça São Benedito.

Cachoeira 2 Cachoeira

Dica de Passeio: Teleférico

Se a opção for subir de teleférico a aventura fica mais divertida. Dezenas de cadeiras, suspensas por cabos de aço, levam as pessoas até o topo do Morro, possibilitando uma linda visão aérea do centro turístico da cidade.

Teleferico 2
O teleférico existe desde 1970 e encanta os visitantes da cidade por se assemelhar a outros similares existentes em estações de esqui em diversas partes do mundo.
Teleferico
Passeio
O passeio de teleférico custa R$ 10,00
Mais informações (12) 3663-1530

Dica de Passeio: Morro do Elefante e Teleférico

Em viagem à Campos do Jordão um passeio se faz obrigatório. O Morro do elefante é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Seu curioso nome tem origem na formação da montanha, que de longe se assemelha ao contorno de um elefante.

O cume do Morro do Elefante alcança a altitude de 1.800 metros acima do nível do mar, promovendo uma inesquecível visão panorâmica da cidade. O local escolhido como sede do poder executivo possui um belíssimo jardim colorido por lindas flores, que faz parte do mirante em que milhares de pessoas posam para fotos o ano todo.

Teleferico 3

Nesta maravilhosa vista é possível enxergar toda a Vila Capivari, parte do Alto do Capivari entre outros bairros da cidade, além de diversas montanhas que se perdem no horizonte. O acesso ao ponto turístico pode ser feito de duas formas: pela estrada ou pelo teleférico.

Teleferico 5
Pela estrada o visitante tem a oportunidade de passar por belas paisagens, formadas por grandes casas e condomínios, cercadas de verde e decorados com lindos jardins. O Morro do Elefante fica a menos de 10 minutos partindo de carro do centro de Vila Capivari.

Elefante

Entrada
Entrada franca – passeio público

Endereço
Rua: Marco Antônio Cardoso, 240 – Morro do Elefante

Como chegar
Siga sentido ao Centro Turístico da cidade, Vila Capivari. Passando pela Praça São Benedito e pelo Teleférico, vire à direita na rotatória onde encontra-se uma estátua de cavalo e siga em frente. Vire a primeira rua à esquerda em aclive; o ponto turístico Morro do Elefante está situado no final desta rua.

Dica de Passeio: Pico do Itapeva

Uma das vistas mais privilegiadas da Serra da Mantiqueira podem ser apreciadas do Pico do Itapeva.

Do alto de seus 2.030 m de altitude, é possível avistar 15 cidades do Vale do Paraíba. São elas: Tremembé, Guará, Aparecida, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Caçapava, Potim, Cruzeiro, Lorena, Piquete, Moreira Cesar, São José dos Campos, Eugênio de Melo e Cachoeira Paulista.

Um dos maiores picos do Brasil está localizado no território da cidade de Pindamonhangaba, mas seu único acesso acontece pela estrada de asfalto que sai de Campos do Jordão, tornando-se assim uma atração turística da cidade.

O Pico do Itapeva, que em indígena significa “Pedra Chata”, é também uma oportunidade para se comprar doces, artesanatos e roupas em lã. Artigos como malhas, luvas e cachecóis são vendidos por pequenos fabricantes a preços convidativos.

A apenas 14 km da Vila Capivari, o Pico é todo recortado por trilhas, onde os mais aventureiros encontrarão muita adrenalina em passeios a cavalo, moto, bicicleta ou mesmo uma saudável caminhada.

Um lindo e tranquilo lago dá boas vindas aos visitantes que chegam, montando uma linda paisagem junto às árvores ao redor da margem.

Ali uma equipe oferece alguns esportes como canoagem e até mesmo uma desafiadora tirolesa, que atravessa o lago de uma ponta a outra.

A paisagem do alto do Pico do Itapeva é realmente surpreendente. O Vale do Paraíba se dobra aos pés do Pico, permitindo uma imagem panorâmica indescritível.

Aproveitando o relevo generoso da natureza, o Pico do Itapeva abriga ainda retransmissores de UHF e VHF, e também um laboratório de pesquisas de raios cósmicos montado pela FAB (Força Aérea Brasileira).

Grandes formações rochosas são observadas no solo do Pico e em outras montanhas ao redor, criando uma exuberante atmosfera natural.

Ao passear pela região não deixe de levar a câmera fotográfica, pois em todos os lados que se olha existe um cartão postal, pronto para ser registrado.

Entrada
Entrada franca – passeio público

Endereço
Estrada Pico do Itapeva

Como chegar:

Siga até Vila Capivari, o Centro Turístico da cidade. Passando pelo Shopping Boulevard Geneve, siga sentido ao Tênis Clube; vire à direta, passando pela Ducha de Prata onde há uma placa indicando o caminho. Em frente ao Hotel Quatre Saison, vire a rua à direita e siga até o cume do Pico do Itapeva para se deslumbrar com toda a belíssima paisagem que de lá se avista.

Dica de Passeio: Vista Chinesa (Belvedere)

Ponto de passagem obrigatório em Campos do Jordão, a Vista Chinesa é o primeiro ponto turístico avistado antes de chegar na cidade. Localizado na SP 123 pouco antes do portal, o local oferece uma linda vista do Vale do Lageado.

Anteriormente chamado de Belvedere, no local pode-seapreciar uma maravilhosa visão da serra, onde é possível ver o horizonte se encontrar com as montanhas em meio ao vale, repleto de verde.

A Vista Chinesa de Campos do Jordão é um local onde as pessoas encontram uma grande sincronia com a natureza. Durante o inverno é comum ver quatis se aproximando bem perto dos visitantes para receber alimentos.

O pôr-do-sol no Belvedere é um espetáculo a parte. Nos finais de tarde as montanhas ao longe escondem os últimos raios de sol em um show de cores maravilhoso.

Um delicioso caldo de cana acompanha o passeio e pode ser comprado ali mesmo. Também pode se encontrar lembranças de Campos do Jordão, doces e milho verde nas poucas barracas.

Registrar fotos com a linda paisagem da serra ao fundo e apreciar a vista de Campos fazem parte do roteiro de quem sobe a serra.

Entrada 
Passeio público – entrada franca

Endereço
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro

Como chegar
Siga pela Rodovia SP 123, sentido a cidade de Campos do Jordão; o primeiro ponto de parada obrigatória, o Belvedere está situado a 1 km após a ponte Gavião Gonzaga e próximo a entrada da cidade.

Dica de Passeio: Vida Noturna

A cidade é cheia de bares, restaurantes, pubs com muita musica e agitação. O que não falta são lugares para se divertir e se alimentar.

Sem contar a beleza a parte dos restaurantes e casas com as iluminações acesas!

Vida Noturna 3

Contando com o frio da cidade, não poderia faltar os deliciosos Fundues.

Na primeira noite nós comemos Fundue em um dos principais restaurantes da cidade: Trattoria

Tratoria

O valor é um pouco expressivo, mas vale a pena!
O rodízio completo por pessoa sai na faixa de R$ 70,00 por pessoa.

Dica de Passeio: Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira veu da noiva

No ultimo dia fizemo um passeio a valor para conhecer esta cachoeira. Demora cerca de 30 a 40 minutos entre ida e volta. O custo foi de R$ 15,00 por pessoa e vinha um guia.

Cavalo 2 Cavalo

E também podemos conferir a Orquestra Sinfônica de São Paulo fazendo um show ao vivo!

Caso tenha duvidas e sugestões, deixe seus comentários abaixo.

 

 

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

 

 

Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

2 comentários em “Conhecendo Campos do Jordão – SP em 3 Dias

  1. Pingback: Roteiro de 5 Dias em Gramado e Canela! | COM PÉ NA ESTRADA

  2. Pingback: Campos do Jordão! Amantikir, Arborismo no Bosque do Silêncio e Ducha de Prata. | COM PÉ NA ESTRADA

Deixe um comentário