Centro Histórico de Bogotá – La Candelária

Olá viajantes, tudo bom?

Viajei a trabalho para a Colômbia no mês de Fevereiro de 2024 e fiz alguns passeios como:

Nest post irei falar como foi o passeio pelo centro histórico de La Candelária.

O bairro de La Candelária é o centro histórico e político de Bogotá na Colômbia, pois há muitos prédios do governo e outros culturais. Infelizmente não tive tempo de entrar e explorar cada um deles, pois como estava em uma viagem a trabalho, o tempo era curto. Saimos por volta das 14hs do escritório e fomos direto para La Candelária, para que pudéssemos almoçar e logo depois passear pelos pontos turísticos.

Nossos amigos Colombianos nos levaram para almoçar no restaurante La Puerta Falsa, que é o restaurante mais antigo de Bogotá, fundado em 1.816. Pedi um dos pratos típicos da região, que é a sopa de frango com milho. O curioso é que o milho literalmente vem na espiga e não solto em grãos!

O restaurante é super pequeno, enxuto, com um mezanino bastante apertado, com as pessoas quase que uma em cima das outras, mas em nada implicou no gosto ou atendimento. O atendimento foi super rápido e pró ativo, a todo momento nos questionavam se queríamos algo mais. As entradas e o prato principal chegaram bastante rápido. Gastei 45.000 pesos colombianos, pensando na entrada, bebida e prato principal.

Logo depois, debaixo de um tempo bastante nublado e em alguns momentos com uma garoa, começamos a andar pelo centro de La Candelária. O curioso aqui, que já tinha ouvido falar e também haviam comentado comigo, era sobre a segurança. A cada esquina havia uma ou duas pessoas do exército, com uma metralhadora em mãos e um cachorro com focinheira. Apesar de a primeira vista “assustar”, andando por lá, é possível ver inúmeras pessoas com os celulares em mãos, tirando fotos, fazendo vídeos, com total segurança.

Eu até li antes de ir, que era importante tomar cuidado para não cair em golpes, de pessoas que te chamam de lado falando que são da policia. Por estar em grupo, nada parecido aconteceu conosco mas também não vi nada semelhante acontecendo.

Uma pena foi que no dia que fomos visitar, praticamente todos os prédios centrais estavam em reforma, ou seja, todos os tapumes e telas que se vê nas fotos, fazem parte da reforma, pois é uma estrutura para resguardar as pessoas que transitam pelo local.

De toda forma deu para acompanhar claramente, a importância do bairro de La Candelária, como pilar histórico e por onde foi fundado a cidade de Bogotá. Neste bairro estão os prédios administrativos, a sede do governo, a residência oficial do presidente, Palacio de Justicia, Capitolio Nacional, Catedral Primada de Colombia, Casa del Cabildo Eclesiástico, Capilla del Sagrario, Palacio Azobispal, Palacio Liévano, Colegio Mayor de San Bartolomé, Museu Botero, Museu Casa da Moeda, MAMU – Museu de Arte Miguel Urrutia, Museu do Ouro, Museu Militar, entre outros.

Não consegui entrar em nenhum dos prédios por conta do tempo, apenas passei em frente e fui acompanhando os relatos com os nossos amigos Colombianos. Muito disso, porque iriamos terminar o dia visitando o Cerro Monserrate para vermos o por do Sol.

PLAZA BOLIVAR
(antes Plaza Mayor, depois Plaza de la Independencia e por fim, Plaza Bolivar)

Local da fundação oficial da cidade de Bogotá, a Plaza Bolivar é a principal praça da capital colombiana e também de todo o país.

Antes de ser a famosa praça, o local que deu origem a cidade já foi mercado de camponeses, já abrigou o pelourinho dos espanhóis, já foi praça de toros, também foi local de fonte pública de água e também serviu como local para fuzilamentos de inimigos políticos.

Em 1919 uma multidão acompanhou a chegada triunfante de Simom Bolivar e seus comandados após a vitória sobre os espanhóis na Batalha de Boyacá.

Esta vitória consagrou a independência dos povos latino americanos sobre a coroa espanhola.

Após a independência da Colômbia dos espanhóis, o local, que era chamado até então de Plaza Mayor, foi renomeado como Plaza de la Independência, até se tornar Plaza Bolivar em 1846.

Uma estátua do libertador Simon Bolivar foi cravada no centro da praça, sendo a primeira estátua em homenagem a Bolivar.

Em 1961 a praça ganhou uma remodelação e foi reinaugurada tal qual vemos nos dias de hoje.

Com cerca de 14 mil metros quadrados é ponto de encontro dos principais eventos políticos de Bogotá.

IGREJA CENTRAL DE BOGOTÁ

A construção da igreja e do convento La Candelaria começou em 1686 e foi concluída em 1703. É possível ver as pinturas de Gregorio Vásquez de Arce, um dos mais importantes artistas da época colonial. O teto da nave central foi totalmente restaurado pela Corporação La Candelaria, onde é possível ver várias cenas religiosas pintadas por Pedro Alcántara Quijano, um artista colombiano.

.

E você, já foi para Bogotá? Visitou o bairro de La Candelária?

O que achou?

Nos conte sua experiência!

.

Jeff & Paty & Arthur & Vitor

Com Pé na Estrada

www.compenaestrada.com.br

Faça parte da comunidade Com Pé na Estrada!

Siga-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Veja nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/@ComPeNaEstrada 

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Deixe um comentário