Catedral de Sal em Zipaquirá – A igreja subterrânea com show de luzes!

Olá viajantes, tudo bom?

Viajei a trabalho para a Colômbia no mês de Fevereiro de 2024 e fiz alguns passeios como:

Neste post vou falar sobre o passeio que fiz à Catedral de Sal em Zipaquirá. Contratei o passeio pela Viator. Até este passeio, ainda não conhecia a Viator, mas pelo que entendi é um marketplace de turismo, onde diversas agências cadastram seus pacotes e os consumidores podem acessar e fazer a escolha, analisando preços, disponibilidade e avaliações. A Viator é uma empresa do  Grupo Tripadvisor. Como acontece com toda nova experiência, fiz um pente fino em diversos sites, buscando avaliações para ter segurança na compra.

Marquei de encontrar a equipe com o ônibus em uma praça central na parte norte. O ônibus era bastante legal, com um instrutor que falava em inglês e espanhol. No grupo haviam pessoas da Europa, EUA e de diversos países da América Latina, inclusive encontrei um outro rapaz do Brasil que estava passeando sozinho.

O processo foi super simples, rápido e prático. Todo o acompanhamento foi feito diretamente pelo site e as interações com a agência para fecharmos o ponto de encontro, foram feitos também pelo site.

Esse foi um passeio que ao conversar com as pessoas da Colômbia, não era o que brilhava os olhos deles, mas eu realmente curti demais e acho que vale super apena a visita! É interessante pensar que quando pensamos em turismo na Colômbia, geralmente lembramos de Cartagena, San Andrés, Bogotá, Cali ou até mesmo Medellín, mas não da Catedral de Sal.

Catedral de Sal de Zipaquirá é um lugar inimaginável. Uma enorme igreja construída nas galerias subterrâneas de uma mina de sal. A Catedral de Sal foi escolhida como a principal maravilha da Colômbia. O local fica a 50km de Bogotá. Levei cerca de 1h30 para chegar pois peguei bastante trânsito na vã.

Chegando no local, já me deparei com um estacionamento enorme, com capacidade para algumas dezenas de carros. Na entrada é possível comprar o ingresso para visitação guiada, disponível em espanhol e inglês. A visita guiada dura aproximadamente 1h30. No pacote que eu havia fechado com a agência, já estava incluso o guia. Fiquei com um guia em Espanhol pois era o que tinha com maior quantidade. É possível aguardar um pouco mais e esperar formar grupos para o guia em Português e em Inglês. O (a) guia te acompanha durante todo o percurso, explicando cada uma das cúpulas, apresentando os espaços, curiosidades da mina em si e também responde perguntas.

Existem três tipos de ingressos: o Básico, o Padrão e o Premium. Você pode conferir o que cada um oferece clicando nesse link que te levará para o site do Parque do Sal, onde você já pode, aliás, comprar seu ingresso com antecedência.

Depois de comprar seu ingresso, você vai parar em uma outra cabine, da empresa Orpheo, onde você vai pegar o seu audioguia.

Falando da Catedral de Sal, ela ocupa uma área de 8.500 metros quadrados e, para sua construção, foram extraídas aproximadamente 2.500 toneladas de rocha salina. A Catedral de Sal está dividida em três setores: A Via Crucis, com catorze estações; a cúpula, coro, balcões e o átrio e, por fim, a igreja em si, com suas três naves.

Interessante é que a atividade mineradora continua em outras galerias próximas, mas hoje, com uma tecnologia mais avançada. Atualmente são extraídas cerca de 4 toneladas de sal por dia no local.

Toda a iluminação da catedral é feita por um possante sistema de lâmpadas coloridas LED, projetado pela Philips, pois este sistema de luzes não produz calor e consome menos energia elétrica. O efeito das cores no local é surpreendente e encantador. À medida que visitamos o local, as cores vão mudando e, com elas, as sensações que os turistas têm ao fazer a visita ao local. Eu pessoalmente fiquei totalmente encantado, pois senti que estava presenciando um espetáculo de rara beleza, em um local único no mundo.

Via Crucis da Catedral de Sal de Zipaquirá

A primeira parte da visita começa com a Via Crucis. São 14 paradas representando a trajetória de Jesus Cristo desde a sua condenação até a ressurreição.

Vou deixar abaixo algumas fotos e vídeos que mostram um pouco da visita:

A cúpula da Catedral de Sal

Terminada a via sacra, chega-se à cúpula. A cúpula é um dos lugares mais belos da Catedral. Ali se representa o encontro de Deus e do homem por baixo da terra. Ela tem um diâmetro de 11 metros e o piso é de mármore. A parte inferior da cúpula, rústica, imperfeita, simboliza o mundo terreno. Em contraposição, a parte superior simboliza o divino, o celeste e o espiritual.

A Nave Central

Na nave central da igreja se encontram quatro enormes pilares, representando os quatro evangelistas: São João, São Mateus, São Marcos e São Lucas. Podemos visualizar também uma reprodução da obra de criação de Adão, de Michelangelo, que se encontra na Capela Sistina, no Vaticano. A reprodução é toda feita em sal. No altar principal são realizados concertos sinfônicos e apresentações de corais.

Incrivel é acompanhar o show de luzes feito nas paredes de Sal. Este show é feito de tempos em tempos e dura cerca de 10 minutos. Nas paredes é possível acompanhar toda a peregrinação de Jesus, que vimos até chegar aqui, mas agora envolvidos em show de luzes e com musica!

A Nave do Nascimento

Este é o local onde podemos ver o nascimento de Jesus!

A zona comercial da Catedral de Sal

No fim do passeio há uma grande área comercial, com muitas lojas que vendem jóias e artigos de decoração, além de alguns pubs e locais para comer e beber. Há um café bem bonito também.

No mesmo local o Museu Tutankamon. Queria muito ter visitado ele, mas pela agência não daria tempo e não estava incluso no pacote que havia pago para eles. O Museu funciona por horários, a cada 25 minutos inicia uma nova sessão.

Também nesta parte mais baixa, é possível fazer algumas trilhas entre as lojas, que mostram como os mineiros de fato trabalham e o que eles acham ao longo do caminho. A guia foi nos explicando o passo a passo da mineração e como ocorre quando encontram alguma pedra preciosa.

Espelho de água

Essa sem duvida é uma das partes mais bonitas da Catedral de Sal. Impressionante como o jogo de luzes e a água parada, refletem PERFEITAMENTE o teto. O incrível é que a estrutura mede 80m² e a água tem apenas 10cm de profundidade.

E você, já foi para Bogotá? Visitou a Catedral de Sal?

O que achou?

Nos conte sua experiência!

.

Jeff & Paty & Arthur & Vitor

Com Pé na Estrada

www.compenaestrada.com.br

Faça parte da comunidade Com Pé na Estrada!

Siga-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Veja nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/@ComPeNaEstrada 

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Deixe um comentário