Visitar a região de Eldorado e Iporanga no interior do estado de São Paulo, onde ficam situados o Parque Caverna do Diabo e o PETAR respectivamente, é um passeio totalmente ecológico e radical!
O local dispõe de mais de 300 cavernas em sua região, mais de 30 cachoeiras, que lhe permitem fazer diversos esportes radicais e explorar a pé as montanhas, grutas, cavernas e cachoeiras!
Claro que é fundamental sempre fazer estes passeios acompanhados de um guia turístico, pois se perder é algo extremamente fácil!
Destacamos diversas trilhas, cachoeiras, parques e cavernas que você poderá conhecer em sua visita a Eldorado e Iporanga.
Hoje vamos destacar os principais passeios radicais na região:
Todos os passeios foram feitos com a equipe do Planeta Trilha, que nós recomendamos!
Peça pelo guia Pedro. Este cara é sensacional, cheio de energia e com um excelente pique! BORA LET´S! Esse é o jargão dele!
Tom Cardoso ou Andressa Cardoso
Planeta Trilha
11 972973178/ 11 97244 9995/15 996302193
BÓIA-CROSS ou ACQUA-RIDE
No verão também é oferecido o bóia-cross, atividade que consiste em descer as corredeiras de um rio a bordo de bóias.
Interessante que no PETAR, esta prática foi bastante utilizada pelos exploradores de caverna que colocavam suas mochilas e lanches numa câmera de pneu para transpor os rios internos das cavernas. Hoje quem se diverte nesta modalidade são os turistas praticando o bóia-cross nas corredeiras do Rio Bethary.
Esta atividade tem o custo de R$ 30,00 por pessoa.
CACHOEIRA E RAPEL
Não poderíamos deixar o PETAR sem conhecer a Cachoeira das Arapongas, com aproximadamente 50m de queda faz a alegria dos aventureiros que desafiam suas águas num CASCADING (rapel em cachoeira). Para quem não pretende curtir esta aventura, ficar ali ouvindo o som de suas águas ao cair no poço cristalino, sentir os respingos da queda e observar sua beleza, já é o suficiente para alimentar sua alma!
Esta atividade tem o custo de R$ 100,00 por pessoa.
CANYONING
Nada mais é que uma atividade de rapel em cachoeira. Alguns equipamentos são diferentes do rapel tradicional. As vezes é necessário utilizar um rapel guiado (outra corda) para desviar o praticante das fortes águas das cachoeiras. É uma atividade recompensada por muita adrenalina e no final sempre por um bom banho de cachoeira. No PETAR o cascading mais alto é de 48 metros de altura (Cascading Cachoeira Arapongas) e o mais praticado é o das Cachoeiras do Sem Fim, por ser pequeno (10 metros) e de fácil acesso.
ESCALADA
Em algumas cavernas é necessário utilizar técnicas de escaladas para vencer alguns obstáculos. A caverna preferida dos escaladores é a Caverna do Ouro Groso. Ela possui vários pontos que são necessários escalar para poder continuar a visitação.
TÉCNICAS VERTICAIS EM CAVERNAS
É a soma de algumas técnicas ou atividades, como o rapel (utilizado para descer) e técnicas de Ascensão (subida). As ancoragens da corda, pontos onde prende-la, os tipos de equipamentos para serem usados nesse ambiente, são levados muito a sério para essa atividade. Desceu tem que subir. Como?! Para isso aprende as Técnicas Verticais.
ESPELEO
Com certeza a atividade mais praticada no PETAR. Quem estando aqui na região não entrou numa caverna?! Existe o Espeleo mais light, que é aquele que se faz ao entrar em toda caverna e existe o que é feito por quem está explorando novos “Salões” ou novas cavernas, esse é mais arriscado. É uma atividade que deve ser feita no mínimo por 03 pessoas e com muitas técnicas de escaladas e rapel.
TIROLESA
Técnica utilizada também para vencer obstáculos, parecida com os rapeis. Com ela é possível passar de um lado ao outro dos “Salões” das cavernas ou cruzar os rios.
CORRIDA DE AVENTURA
É esporte de competição que reúne um conjunto de atividades, como rapel, bóia cross, tirolesa, canoagem, bike, trekking e espeleo. O PETAR tem se destacado em nível nacional, sendo um local perfeito para a pratica desse esporte de competição.
SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA OFERECIDA PELA EQUIPE PLANETA TRILHA
- Guia/Socorrista;
- Equipamentos de 1º Socorros;
- Sistema de comunicação por rádio;
- Plano de Segurança
RESTRIÇÕES:
Não aconselhável as pessoas com disfunções cardíacas, problemas ortopédicos, musculares, fobias ou restrições médicas.
Venha desfrutar das belezas naturais do PETAR! Garantimos diversão com preço justo e atendimento diferenciado.
Tudo que precisa fazer é nos dar a oportunidade de lhe proporcionar momentos inesquecíveis, o resto, deixe com a gente!
Veja na integra como foi todo nosso passeio:
O que Você Encontrará ao Visitar Petar? Cavernas, Grutas, Cachoeiras, Mirantes!
5 Dicas para Quem vai Visitar o PETAR e a Caverna do Diabo pela Primeira Vez!
Onde se Hospedar e Como Chegar no PETAR – Iporanga
Cavernas do PETAR – 3º Dia – Caverna do Diabo – Percurso Curto
Cachoeira do Meu Deus em Eldorado – Região do PETAR
Passeios Radicais em PETAR – Rapel, Bóia-cross, Canyoning, Tirolesa, Corrida de Aventura e Muito Mais!
E você já fez os esportes radicais em PETAR?
Deixe seus comentários e informações abaixo!
Jeff & Paty
Com Pé na Estrada
Faça parte da comunidade Com Pé na Estrada!
Siga-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada
Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/
Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/
Veja nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgEwxFyLGrpgmJdqHKZdZxA
Viajou? Conheceu algum destino novo? Conte-nos sua experiência que ela será publicada no blog! https://compenaestrada.com.br/viagem-do-leitor/
Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com
Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!
Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!
Marque suas fotos com a hashtag #compenaestrada
Pingback: 5 Dicas para Quem vai Visitar o PETAR e a Caverna do Diabo pela Primeira Vez! | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Cachoeira do Meu Deus em Eldorado – Região do PETAR | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Cavernas do PETAR – 3º Dia – Núcleo Ouro Grosso: Caverna Ouro Grosso, Caverna Alambari de Baixo, Cachoeira do Sem Fim, Esticadinha na Reserva Betary e por fim a Caverna do Diabo – Percurso Completo | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Cavernas do PETAR – 3º Dia – Caverna do Diabo – Percurso Curto | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Cavernas do Petar – 2º DIA – Núcleo Santana – Trilha Rio Betary + Caverna Água Suja + Cachoeira Andorinha + Cachoeira Beija-Flor + Caverna Cafezal | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Cavernas do PETAR – 1º Dia – Nucleo Santana – Trilha Morro Preto + Caverna Morro Preto + Trilha Caverna Santana + Caverna Santana + Caverna Couto | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: O que Você Encontrará ao Visitar Petar? Cavernas, Grutas, Cachoeiras, Mirantes! | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Onde se Hospedar e Como Chegar no PETAR – Iporanga | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Roteiro de 3 Dias em PETAR – Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso, Caverna do Diabo, Cachoeiras | COM PÉ NA ESTRADA