Olá viajantes como estão?
Devido a alta temporada dos Cruzeiros pelo Brasil, muitas pessoas têm enviado mensagens nos posts sobre nossa viagem de Cruzeiro e também por e-mail – Roteiro de 7 dias pela América do Sul
A principal duvida que me levou a escrever esse post, é sobre como funciona a chegada a um porto, a entrada e o dia a dia dentro de um navio. Vamos lá:
CHEGADA AO PORTO E ENTRADA NO NAVIO
O que eu posso dizer é que provavelmente em sua chegada no porto, encontre um pouco de burocracia que pode atrasar e cansar você e seus acompanhantes. Depois ao subir no navio mais uma vez você vai precisar apresentar o seu voucher e tirar a foto de segurança (para a sua e do navio). Sua chave da cabine vai estar em cima da sua cama, e a porta estará aberta. As vezes você dará sorte de receber as malas rapidamente ou pode ser que atrase. O melhor é esperar o navio iniciar o seu trajeto e então ir até a recepção para verificar o que aconteceu (antes disso, ao telefone você não vai conseguir falar com a recepção e presencialmente enfrentará uma fila imensa).
Caso você já queira desfrutar do parque aquático, bares e afins, aconselho que leve uma bolsa de mão com os itens para tal, assim como remédios de uso diário.
CABINE
No seu cartão vai ter seu nome, n° da cabine, n° da mesa, horário e restaurante (caso você não goste do horário) deve procurar o metre do hotel que vai tentar solucionar o horário pra você. Todos os dias os camareiros lhe entregam um jornalzinho (daily program) com toda a programação do dia seguinte, então eu aconselho que você ao menos passe os olho nele para estar ligado aos horários das atrações e chegada e partida do navio.
Os camareiros atendem a cabine 2 vezes por dia, uma pela manhã, que é uma organização um pouco mais reforçada, e a noite somente uma organização e se necessário a troca das toalhas. Não é preciso que você diga quando sai ou chega porque há no navio um sistema que indica isso a pessoa que vai lhe atender. Caso você tenha qualquer duvida com relação a cabine, procure perguntar ao seu camareiro, porque de qualquer forma será ele a pessoa chamada caso você ligue na recepção para resolver algum problema.
Muita gente reclama das cabines internas, porque são pequenas e não tem qualquer janela, então eu lhe digo, você esta indo pra aproveitar não é!? A cabine é pra banho e dormir….relaxe….aproveite.
Os guarda roupas são pequenos….não leve muitas coisas também porque durante o dia vocês estarão de roupa de banho, a noite com roupa normal, e a gala que é a mais “fresca” o que você também não é obrigado a participar.
Ahh tb esqueci de falar…a sua chave da cabine que é o cartão, faz com que a energia da sua cabine ligue, logo que você entra na cabine tem uma caixinha na parede. Você encaixa a chave lá e a luz funciona. Toda vez que estiver na cabine mantenha o cartão lá e ao sair retire, e não se preocupe que após alguns minutos a luz da cabine se apaga sozinha.
Caso perca seu cartão imediatamente vá a recepção e comunique. Tanto o seu e o cartão como os das demais pessoas da cabine serão cancelados, e serão fornecidos novos.
Uma baita curiosidade que certamente irão estranhar é sobre o papel higiênico. Depois de usado deve ser jogado no vaso sanitário. Sei que parece estranho, mas é assim que funciona, APENAS PAPEL HIGIÊNICO OU LENCINHOS DE PAPEL! O vaso tem um sistema de sucção que tem a força para puxar o papel.
RESTAURANTES
No restaurante você sempre será atendido pelo mesmo garçom na mesma mesa e horário, a não ser que você queira ir a um dos restaurantes temáticos que são pagos a parte.
Eu sempre indico aos passageiros que comprem os pacotes de bebida, porque tudo no navio é pago em dólar e “trocando em miúdos” você gasta um pouco menos com o pacote.
SERVIÇOS EXTRAS/OPCIONAIS
Os serviços extra de cabine, como café da manhã, comidas eu particularmente acho desnecessário sendo que no buffet a variedade é muito maior.
Os serviços para lavar e passar são pagos, então pense a respeito sobre roupas que amassam muito, e as da gala geralmente é que as pessoas mais se estressam.
O wifi do navio é pago, mas você tem que ir lá na recepção e pedir um login de acesso, pelo menos na MSC é assim, não posso falar das outras cias, o que você pode gastar é com deslocamento da sua operadora, afinal se seu DDD é 11 e você vai pra 81 da Bahia vai estar em deslocamento, correto?!
ENJOO E BALANÇO DO MAR
O navio tem um balanço natural, se você costuma enjoar facilmente mesmo andando de carro, cuidado! Veja um remédio que melhore, mas geralmente Dramin da sono e dai você ou estará vomitando ou dormindo kkkk…
Eu li alguns comentários e realmente nada que possa colocar o navio em risco entra, como facas, ferro de passar, as vezes passa uma chapinha (mas nem sempre) bebidas alcoólicas, inclusive se você comprar fora em algum passeio elas serão retidas e devolvidas no último dia.
Sobre remédios, há hospital a bordo para emergências, mas ele é cobrado e o valor é um pouco salgado.
BUFFET
O buffet é para café da manhã, almoço e também para degustação a tarde. Os jantares ocorrem nos restaurantes divididos em 2 turnos, são locais diferentes, mas a comida é exatamente a mesma. Se você preferir pode comer no buffet a noite também, que é uma coisa mais informal.
NAVIO EM GERAL
Acreditem, vocês vão andar muito, porque os navios são grandes, mas sempre tenha em mente, um lado do navio é par e o outro ímpar.
Os números menores vêm da frente do navio chamada Proa, e os maiores no fundo (Popa). No elevador a sacada é olhar o número da porta na entrada do corredor e as 2 ao lado para checar qual é a maior ou menor que a sua. Assim você seguirá pelo corredor correto.
Espero de uma forma bem simples e prática, ajuda-los com suas principais dúvidas e curiosidades!
Continuem enviando as perguntas, pois caso seja necessário escrevo um novo post.
Veja abaixo todos os posts sobre nossa viagem de Cruzeiro:
Viagem de Cruzeiro – 1º dia – Embarque + Tour pelo Navio + Festas!
Viagem de Cruzeiro – 2º dia – Noite do Comandante + Explorando o Navio + Dia Livre a Bordo
Viagem de Cruzeiro – 3º dia – Punta Del Este – Uruguai
Viagem de Cruzeiro – 4º dia – Buenos Aires – Argentina – City Tour + Show de Tango
Viagem de Cruzeiro – 5º dia – Buenos Aires – Argentina – Zoológico de Lujan + Festa italiana a Bordo!
Viagem de Cruzeiro – 6º dia – Montevideo – Uruguai – City Tour
Viagem de Cruzeiro – 7º dia – Dia Livre à Bordo!
Viagem de Cruzeiro – 8º dia – Desembarque – Caos Absoluto…
O que você achou?
Tem alguma dúvida ou comentários que queira fazer?
Deixe-o no campo abaixo!
Jeff & Paty
Com Pé na Estrada
Faça parte da comunidade Com Pé na Estrada!
Siga-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada
Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/
Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/
Veja nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgEwxFyLGrpgmJdqHKZdZxA
Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com
Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!
Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!
Marque suas fotos com a hashtag #compenaestrada
Pingback: Roteiro de 7 dias em um Cruzeiro pela América do Sul! | COM PÉ NA ESTRADA