paraty-blog

No 3º dia de nossa estadia em Paraty/RJ, fizemos o passeio de Jeep com a Paraty Tours.

Outro passeio sensacional e muito por conta da equipe de suporte, tanto o motorista Ivan quanto o instrutor Gabriel.

O motorista Ivan do Jeep, nos pegou no Hostel em direção a loja da Paraty Tours no centro novo. Aguardamos mais algumas pessoas chegarem para iniciar o passeio.

Vale aqui informar outro motivo pelo qual apreciamos muito o serviço fornecido pela empresa. Eles têm 3 carros para levar os turistas, todavia o número de pessoas que haviam fechado o passeio seria o suficiente para disponibilizar apenas 2 carros, mas liberaram os 3 carros e nos informaram que prezavam o bem estar e comodidade no passeio. Com isto cada carro foi apenas com 4 pessoas, sendo que comporta 9 pessoas.

Espetacular, não é mesmo?

E neste passeio contamos com o guia Gabriel bilíngue, o qual deu todo o suporte aos gringos que estavam conosco.

Muitos costumam falar que fechar passeios com agências de turismo para conhecer cachoeiras, não vale a pena por conta do custo.

Bom de certa forma é verdade. Se você tem um pick up ou um 4×4 ok. Eu olhei antecipadamente as condições da via para checar se seria possível ir a trilha de carro. E pelo que vi em relato de outras pessoas e também por fotos as condições da via são bem precárias. Boa parte é de barro com grandes crateras.

Tivemos uma experiência bem desagradável em Ilhabela quando tentamos checar a uma ilha deserta de carro e por pouco mas muito pouco mesmo não ficamos presos no meio do nada…

Hoje eu prefiro checar, e qualquer coisa resguardar nossas vidas e também o carro.

Mas vale informar que as vias de acesso são bem sinalizadas em todo o percurso.

O passeio todo, dura aproximadamente 5h com parada para almoço.

Enfim, seguindo para as trilhas.

O passeio se chama Caminho do Ouro, e fazemos tudo de jipe 4×4 super off-road. O Caminho do Ouro fica na Mata Atlântica e Serra da Bocaina, a qual foi construída por escravos no século XVII. Essa caminho na mata é todo ligado ao Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e era conhecido como o Ciclo do Ouro.

CACHOEIRAS DA PEDRA BRANCA

20150306_120542
20150306_111920

Nossa primeira parada foi na Cachoeira da Pedra Branca.

O acesso é fácil e, para chegar, siga pela estrada Paraty-Cunha até a Ponte Branca. Passada a ponte, vire à direita e vá até o final da estradinha, onde fica a trilha que dá acesso à cachoeira. Por estar em uma propriedade particular, a entrada é paga.

A entrada custa R$ 3,00 por pessoa.

É considerada uma das cachoeiras mais bonitas de Paraty, formada por duas quedas que terminam em piscinas naturais rodeadas por pedras. A área guarda ruínas de uma antiga usina hidrelétrica e conta com infraestrutura de bar.

• Endereço:

Estrada para Fazenda Murycana

• Como chegar:

Acesso pelo Km 4,5 da estrada Paraty-Cunha

Há ônibus de linha para o lugar desde a rodoviária de Paraty. Outra  possibilidade é ir de bicicleta – o que só recomendo para os que tem fôlego e preparo para concluir um trajeto com subidas longas

Logo no inicio da trilha, nosso guia Gabriel nos explicou um pouco sobre Árvore de Palmito

Primeiramente fazemos uma pequena trilha aberta e sinalizada de cerca de 500 metros, até chegarmos na antiga hidroelétrica.

Caminhada pela Trilha

20150306_111316

20150306_111149

Ali é possível ver o fim das quedas da Cachoeira da Pedra Branca. Não entramos neste espaço pois parecia perigoso e cheio de pedras.

Na parte superior, o ambiente já era mais agradável e tranquilo. Por conta do baixo volume de águas, foi possível literalmente deitarmos e entrarmos em 3 fendas na rocha, na qual se torna extremamente prazeroso a queda d’água. Parece que estamos em uma hidro no SPA!

Ficamos aproximadamente 40 minutos no local.

Buraco na Rocha da Cachoeira da Pedra Branca

Jeff Entrando na Cachoeira da Pedra Branca

20150306_120548

20150306_111203

20150306_111158

20150306_111134

ALAMBIQUE ENGENHO DA PEDRA BRANCA

Saindo da Cachoeira da Pedra Branca, nos dirigimos para o primeiro Alambique.

Paraty é grande produtora de cachaça e, para quem gosta, não faltam lugares para degustar e comprar a bebida. A pinga é tão famosa que a cidade sedia, todo ano, o Festival da Cachaça, em agosto, quando a Paraty lota!

A caninha típica da cidade é a Gabriela Cravo e Canela que, como o nome já diz, é a cachaça curtida com tais especiarias.

Os principais alambiques ficam na estrada Paraty-Cunha, alguns localizados em grandes e belas fazendas. Neles é possível degustar as principais cachaças da casa, comprar as bebida por bons preços, além de poder levar pra casa deliciosos doces caseiros. As cachaças Água BrancaCoqueiro e Maria Izabel estão entre as mais conhecidas da produção local.

Quando chegamos, o guia que estava conosco nos contou a história do alambique e das bebidas produzidas na região, tanto em português como em inglês.

Você pode conferir estas informações no vídeo abaixo:

Após as explicações, fomos direcionados para o local onde poderíamos provar as cachaças e outros itens produzidos no alambique e posteriormente havendo interesse, adquirir algumas unidades.

PARADA PARA ALMOÇO – RESTAURANTE VILLA VERDE

Por volta das 13hs paramos para almoçar no restaurante Villa Verde, do Chef Italiano Dario Rossera.

Fica na Estrada Paraty – Cunha, KM 6.

O local é incrível, muito bonito.

Logo na entrada, passamos por uma ponte que corta um dos rios da região e chegamos a um ambiente cercado por flores e matas, e ainda com quedas de cachoeiras do lado direito.

20150306_143634

20150306_143640

20150306_143647

20150306_143709

Muitos pássaros ficam no local, comendo as frutas que são colocadas para eles, como forma de atrair e encantar os turistas!

Sentamos e nos foi apresentado o cardápio. Os pratos variam entre R$ 30,00 e R$ 60,00 por pessoa. Até que não achamos tão caro, pois normalmente quando o passeio lhe “obriga” a almoçar em um local, os valores dos pratos normalmente passam dos R$ 100,00.

Comemos um delicioso lagarto ao molho madeira, com arroz, batata sotê e feijão preto. Estava uma delícia!

20150306_134607

20150306_134544

20150306_133659

Após almoçarmos andamos pela região do restaurante para apreciar a paisagem e as quedas d’água.

Finalizando o almoço, retornamos ao Jeep por volta das 15hs e nos dirigimos para a 2º Cachoeira.

CACHOEIRA DO TOBOGÃ

Logo no estacionamento, antes de entrarmos na trilha limpa e bem sinalizada que leva as cachoeiras, avistamos a Igreja da Nossa Senhora da Penha construída sobre uma gigantesca rocha! Sensacional como construíram uma igreja sobre esta imensa rocha.

Igreja Nossa Senhora da Penha_3

Também tivemos uma explicação de nosso guia Gabriel.

Três saltos formam duchas naturais e um “escorrega” perfeito que termina em uma piscina. O pessoal desliza de pé sobre a imensa pedra lisa, praticando o “surf de cachoeira”. Para evitar acidentes, é mais prudente descer sentado.

• Endereço:

Estrada Paraty-Cunha

• Como chegar:

Acesso pelo Km 8

Nós filmamos uma das pessoas descendo pela pedra.

Tinha um outro rapaz que descia de peito a primeira parte, então ficava de pé após a primeira oscilação da rocha, e finalizava o surf com um salto que lhe jogava para dentro do lago.

Surf Humano na Cachoeira do Tobogã 1

Surf Humano na Cachoeira do Tobogã 2

Surf Humano na Cachoeira do Tobogã 3

Algo sensacional e também extremamente perigoso, pois qualquer erro ou queda, fatalmente baterá a cabeça contra a rocha.

Eu também fui aproveitar a rocha para descer, só que deitado, rss.

Jeff Escorregando na Cachoeira do Tobogã –  Filmagem Inferior

Jeff Escorregando na Cachoeira do Tobogã –  Filmagem Superior

Entrando na Cachoeira do Tobogã

POÇO DO TARZAN OU CACHOEIRA DO TARZAN

Continuando a trilha um pouco mais acima da Cachoeira do Tobogã, chegamos a Cachoeira do Tarzan.

Ao chegar no local é possível observar uma ponte suspensa sobre o córrego da cachoeira com o Bar do Tarzan no final.

Em frente é possível checar uma gigantesca pedra de com certeza mais de 15 metros de altura, onde os corajosos sobem e pulam lá de cima, caindo no lago abaixo.

Enquanto estávamos por lá, 2 rapazes gringos pularam, mas não conseguimos filmar.

Na parte baixa, onde a maioria dos mortais ficam, é possível novamente chegar a queda da cachoeira, se apoiar e deitar nela, conquistando mais um SPA ao ar livre!

Ficamos em ambas as cachoeiras por cerca de 40 minutos novamente.

Debaixo da Gruta da Cachoeira do Tarzan

Retornamos pela trilha superior que deu exatamente no estacionamento e avistamos esta árvore. Se você notar as folhas lilás forma um coração!

ALAMBIQUE ENGENHO D’OURO

Em frente as Cachoeiras do Tobogã e Cachoeira do Tarzan encontra-se o Alambique Engenho D’Ouro.

Este alambique eu achei mais organizado que o anterior, todavia não há a explicação que temos no primeiro.

Entramos para conhecer, tiramos algumas fotos e retornamos ao Jeep.

Com isto finalizamos o nosso passeio, retornando para a cidade e em seguida nos deixaram novamente em nosso Hostel.

DSC_0701 DSC_0703

Na parte da noite tentamos visitar o Centro Histórico, mas choveu bastante e tivemos que retornar. Foi nesta noite que tivemos o desagrado de checar e encontrar água dentro do nosso quarto no Hostel, como mencionamos no post ONDE SE HOSPEDAR EM PARATY/RJ e que consequentemente nos levou a jantar na pizzaria que o Hostel oferece.

Paraty – RJ: 1º Dia – Como Chegar + Centro Histórico + Passeios + Praia do Jabaquara

Paraty/RJ – 2º Dia – Passeio de Escuna: Ilha Comprida + Praia da Lula + Enseada da Lagoa Azul e Praia Vermelha

Paraty/RJ – 4º dia – Trindade – Camping + Praia do Meio + Trilha para Praia do Cachadaço + Praia do Cachadaço + Trilha para Piscinas Naturais de Cachadaço

Paraty/RJ – 5º dia – Trindade – Praia dos Ranchos + Praia de Fora + Praia do Cepilh

E você já foi para Paraty?

Fez o passeio de Jeep?

O que achou?

Que outras informações pode nos dar?

Deixe seus comentários e dúvidas abaixo!

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

www.compenaestrada.com.br

Faça parte da comunidade Com Pé na Estrada!

Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Veja nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgEwxFyLGrpgmJdqHKZdZxA

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

Marque suas fotos com a hashtag #compenaestrada

Anúncios

6 comentários em “Paraty/RJ – 3º dia – Passeio de Jeep + Cachoeira da Pedra Branca + Cachoeira do Tobogã + Cachoeira do Tarzan e Alambiques!

1. Pingback: Paraty/RJ – 4º dia – Trindade – Camping + Praia do Meio + Trilha para Praia do Cachadaço + Praia do Cachadaço + Trilha para Piscinas Naturais de Cachadaço | COM PÉ NA ESTRADA

2. Pingback: Paraty/RJ – 5º dia – Trindade – Praia dos Ranchos + Praia de Fora + Praia do Cepilho | COM PÉ NA ESTRADA

3. Pingback: Paraty/RJ – 2º Dia – Passeio de Escuna: Ilha Comprida + Praia da Lula + Enseada da Lagoa Azul e Praia Vermelha | COM PÉ NA ESTRADA

4. Pingback: Paraty – RJ: 1º Dia – Como Chegar + Centro Histórico + Passeios + Praia do Jabaquara | COM PÉ NA ESTRADA