Conhecemos Paraty – RJ no mês de Março de 2015.
Anteriormente relatamos como foi a nossa estadia. Você pode conhecer o local e nossas dicas no link abaixo:
Onde se Hospedar em Paraty – RJ?
Paraty – RJ: 1º Dia – Como Chegar + Centro Histórico + Passeios + Praia do Jabaquara
Paraty/RJ – 2º Dia – Passeio de Escuna: Ilha Comprida + Praia da Lula + Enseada da Lagoa Azul e Praia Vermelha
Paraty/RJ – 3º dia – Passeio de Jeep + Cachoeira da Pedra Branca + Cachoeira do Tobogã + Cachoeira do Tarzan e Alambiques!
Paraty/RJ – 4º dia – Trindade – Camping + Praia do Meio + Trilha para Praia do Cachadaço + Praia do Cachadaço + Trilha para Piscinas Naturais de Cachadaço
Paraty/RJ – 5º dia – Trindade – Praia dos Ranchos + Praia de Fora + Praia do Cepilh
COMO CHEGAR A PARATY
- De avião
O aeroporto mais próximo de Paraty fica no Rio de Janeiro, a 256 quilômetros
- De carro
Vindo do Rio de Janeiro: acesso pela Rio-Santos
Vindo de São Paulo: o melhor caminho é via Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070). No trevo de São José dos Campos, entre na Rodovia dos Tamoios (SP-099). Ao fim dessa estrada, vire à esquerda e pegue a Rio-Santos (SP-055, depois BR-101)
- De ônibus
Vindo de São Paulo
Reunidas Paulista: http://www.reunidaspaulista.com.br/
Vindo do Rio
Costa Verde: http://www.costaverdetransportes.com.br
Colitur (Regional): (24) 3323-4151
Vindo de Belo Horizonte
Útil: http://www.util.com.br/
Assim que chegamos em Paraty, nos dirigimos para o Hostel Sereia do Mar que ficamos hospedados. Deixamos nossas malas e nos dirigimos para o centro atrás de um local para almoçarmos.
Até então não sabia que existiam “dois centros”, o centro histórico e o centro novo.
O centro histórico de Paraty é considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”. É também Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN e é candidata a Patrimônio da Humanidade.
Desde 1820 as ruas já possuíam seu calçamento “pé de moleque”.
A maçonaria deixou sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo.
Não é permitido andar de carro pelo centro histórico. Há correntes nas redondezas bloqueando a passagem dos carros.
Os casarões coloniais hoje abrigam muitas lojas, ateliers, pousadas e restaurantes. A noite muitos desses casarões que durante o dia ficaram fechados, a noite abrem suas portas e revelam inúmeros bares e restaurantes com as mais variadas culinárias.
Nos lembramos muito da cidade de Recife e Olinda em Pernambuco. Ouvimos de alguns turistas que Paraty é a Olinda com Praia!
O que você acha?
Depois que conhecemos o centro histórico, nos dirigimos para o centro novo, que fica a poucos minutos de caminhada. Na verdade o centro histórico e o centro novo são ligados. O centro histórico fica apenas em uma parte da cidade próximo ao mar, enquanto o centro novo é ligado com o acesso a cidade de carro.
No centro novo encontramos bares, restaurantes, artigos de praia, lojas, agências de turismo, bancos e tudo mais que uma cidade precisa para atender aos moradores e também turistas.
ALGUNS PASSEIOS EM PARATY PARA SE FAZER A PÉ
Forte Defensor Perpétuo, localizado entre a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara, chega-se por um caminho em subida. No alto do Morro tem-se uma bela vista da Baía de Paraty e dos telhados do Centro Histórico. Lá funciona o Museu que organiza várias exposições sobre a cultura paratiense.
Praia do Pontal, é a mais próxima do centro, com calçadão, bares e aparelhos para ginástica.
Praia do Jabaquara: possui um calçamento ao longo da praia, gostoso para fazer uma boa caminhada. A praia é muito calma, sem ondas, mas possui um fundo lodoso. No final da Praia, a lama toma conta e é onde se concentra o famoso Bloco da Lama no carnaval. A Praia possui muitos quiosques / restaurantes com boa música e boa gastronomia.
Os passeios de escuna, roteiro imperdível para quem quer conhecer praias e ilhas de Paraty, saem do cais no Centro Histórico. Portanto, também pode-se chegar aos barcos a pé.
Uma excelente opção de passeio em Paraty é também alugar uma bike. Com ela é possível fazer os roteiros na serra, visitando ascachoeiras, alambiques e restaurantes deliciosos.
Uma opção para os mais radicais é ir a pé, ou de bike fazer arvorismo ou tirolesas no Parque Paraty Sport Aventura. Fica na Rio-Santos, a 800 metros do trevo de Paraty.
ALMOÇO DO 1º DIA
Depois de andarmos e conhecermos a cidade, paramos para almoçar no restaurante que fica no centro novo de Paraty, chamado Viva la Pizza.
É um restaurante que trabalha com lanches e pizzas feitos em um pão típico da Itália chamado Piadina ou Piada, típico da cidade de Romagna, provavelmente já comido pelos antigos Romanos do Oriente Médio.
Abaixo você pode conferir a receita deste pão e um pouco mais da história deste pão.
Gastamos aproximadamente R$ 30,00 em um lanche, 2 pedaços de pizza e 2 refrigerantes.
PRAIA DO JABAQUARA
Após o almoço, retornamos ao hostel para descansarmos da viagem na Praia do Jabaquara. O Jabaquara é um bairro muito próximo ao Centro de Paraty. De carro, chega-se em 3 minutos.
Esta praia é bem extensa com acesso pelo caminho que vai ao Forte Defensor Perpétuo. É famosa por suas lamas medicinais. O famoso Bloco da Lama faz sua concentração aqui. Ouvimos falar bastante deste bloco, mas sinceramente parece bem nojento se lambuzar todo com estas lamas.
A Praia do Jabaquara é ideal para velejar, andar de pedalinho e também muito boa para crianças pois não possui ondas. Excelente local para uma boa caminhada ou passeio de bike, já que possui uma ciclovia seguindo a linha do mar. Tem muitos quiosques e barzinhos ao longo da praia.
Apesar de toda essa infraestrutura, vimos na praia muitas fezes de cavalo e de cachorro. O cheiro era insuportável…
Não sei se é algo típico da região, mas parecia bem comum as pessoas levarem seus cachorros para o mar e ficar brincando com eles tanto na areia quanto na água.
Nós não gostamos disto. Nada contra quem tem seus animais, mas o ambiente em si não era cuidado justamente porque seus donos não recolhem os dejetos de seus bichinhos de estimação.
As areias da praia também são completamente tomadas por conchas, se tornando bem difícil andar pela praia. Ou seja, na areia além do odor tinham as conchas, e nas águas o lodo dos mangues.
Infelizmente a escolha desta praia para nossa estadia foi bem infeliz.
A Praia do Pontal que visitamos no 2º dia é bem melhor do que a Praia do Jabaquara.
A noite retornamos para o Hostel e descansamos pois o dia havia sido intenso.
E você já foi para Paraty?
O que achou?
Quais dicas e sugestões você poderia deixar para os nossos leitores?
Deixe suas dicas e comentários abaixo!
Jeff & Paty
Com Pé na Estrada
Faça parte da comunidade Com Pé na Estrada!
Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada
Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/
Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/
Veja nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgEwxFyLGrpgmJdqHKZdZxA
Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com
Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!
Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!
Marque suas fotos com a hashtag #compenaestrada
Pingback: Paraty/RJ – 2º Dia – Passeio de Escuna: Ilha Comprida + Praia da Lula + Enseada da Lagoa Azul e Praia Vermelha | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Paraty/RJ – 4º dia – Trindade – Camping + Praia do Meio + Trilha para Praia do Cachadaço + Praia do Cachadaço + Trilha para Piscinas Naturais de Cachadaço | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Paraty/RJ – 3º dia – Passeio de Jeep + Cachoeira da Pedra Branca + Cachoeira do Tobogã + Cachoeira do Tarzan e Alambiques! | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Onde se Hospedar em Paraty – RJ? | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Paraty/RJ – 5º dia – Trindade – Praia dos Ranchos + Praia de Fora + Praia do Cepilho | COM PÉ NA ESTRADA
Pingback: Roteiro de 5 dias em Paraty/RJ! | COM PÉ NA ESTRADA
olá Vocês recomendam um roteiro de quantos dias para trindade e quantos para paraty?
Olá Tais!
No mínimo 3 dias inteiros em Paraty e 2 inteiros em Trindade.
Se não você não vai conseguir fazer os passeios com calma e aproveitando, fará tudo atropelado… e isso é ruim…
O ideal: 4 dias inteiros em Paraty e de 3 a 4 dias inteiros em Trindade se você gosta de trilhas e praias desertas!!!