Dupla Cidadania: Tudo o que Você Precisa Saber!

Tudo o que dizem por aí sobre reconhecer a dupla cidadania é que se trata de um processo burocrático, demorado e que demanda muita paciência! Lamentamos dizer, mas é tudo verdade. Porém, o que você precisa saber não termina aí! Até para evitar delongas, é necessário saber o que é exatamente a dupla cidadania, quem pode obtê-la e como.

Dupla-Cidadania

Quem pode tirar dupla cidadania

A dupla cidadania, ou a dupla nacionalidade, são termos usados para referir-se às pessoas que possui nacionalidade de dois Estados autônomos diferentes. Como isso é possível? A cidadania pode ser reconhecida de duas formas distintas: jus soli – quando relacionada ao solo onde a pessoa nasceu, e jus sanguini – vinculada às relações consaguíneas de cada um, como grau de parentesco familiar ou por relações matrimoniais.

Vantagens de ter dupla cidadania 

Ter dupla nacionalidade pode ser muito vantajoso, já que amplia as fronteiras de cada um. Um brasileiro com cidadania europeia, por exemplo, não tem que se preocupar em tirar vistos para viajar ou viver um diversos países do continente europeu. O mesmo acontece com quem tem cidadania estadunidense. Mas, é preciso estar atento: alguns países possuem restrições e, em alguns casos, exigem a renúncia da cidadania original. É o caso, por exemplo, de Rússia e Alemanha (para cidadãos de determinados países). O Brasil não tem nenhuma restrição, logo, ter nacionalidade brasileira não exclui a possibilidade de possuir outra simultaneamente.

Documentos necessários para tirar dupla cidadania 

Os documentos e procedimentos necessários para solicitar o reconhecimento da dupla cidadania depende das regras de cada país. Por isso, procure o consulado do país em questão e informar-se sobre documentos necessários, prazos para preencher os formulários obrigatórios e previsões para finalizar o processo. Normalmente é cobrada uma taxa pelo serviço.

Apesar do processo burocrático, se você possui todos os requisitos para tirar a dupla cidadania e viaja com frequência ou pretende morar fora do seu país de origem, tirar esse documento valerá muito a pena!

 

Fonte: Decolar

 

 

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

 

 

Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s