Principais Shows de Tango em Buenos Aires! Como Escolher?

Show-de-tango-em-buenos-aires
Um dos grandes atrativos de Buenos Aires são os shows de Tango. Poderíamos facilmente citar que os 3 principais ingredientes que todos buscam ao visitar a capital Argentina, seria uma boa carne, vinho e tango!

 

Ou estou errado?!?!

 

Não há quem passe 3, 5 ou 7 dias nesta linda capital que não pare para ver um ou dois espetáculos de tango e não se encante com as danças e músicas!

 

É bom deixar claro que, dentre os numerosos locais onde é possível ver e curtir ao vivo as emoções da típica dança argentina, existe uma importante diferença: os lugares tradicionais, onde o Tango historicamente sempre viveu desde seu começo e os novos ambientes, criados com a exclusiva intenção de oferecer shows de Tango do mais alto nível (com produções espetaculares tipo Broadway). Seja qual for a escolha, é sempre aconselhável fazer as reservas com antecedência.

 

Escolher um entre tantos shows de Tango em Buenos Aires parece uma tarefa simples, mas não é. São tantas opções de lugares, preços e estilos que muita gente acaba indo sem muita informação.

COMO ESCOLHER UM SHOW DE TANGO EM BUENOS AIRES

Há muitas casas que oferecem seus espetáculos, das mais variadas formas e tipos, mas é claro sem perder a essência clássica deste ritmo tão cativante!

 

Hoje o tango na argentina é um negócio muito rentável, por isto existem dezenas de casas que oferecem shows e aulas de dança, das mais diferentes formas e com os mais diferentes atrativos possíveis aos seus clientes, de fato tentando se diferenciar da concorrência e ganhar a visita do público!

 

Há alguns itens que se faz necessário observar para decidir em qual casa de tango ir:

 

PREÇO (POR QUE NÃO CUSTO BENEFÍCIO?)

 

Não há quem não comece a seleção das casas pelo critério do custo, afinal de contas cada um sabe quanto pode e esta disposto a gastar nesta experiência, e é claro também deverá entender que para cada custo há um tipo diferenciado de serviço apresentado.

 

Há shows desde os mais simples e econômicos, como o Café Tortoni, até os mais sofisticados e caros tipo Rojo Tango, no Hotel Faena de Puerto Madero, sem esquecer-se das propostas intermediárias e mais procuradas pelo público brasileiro.

 

Os valores em sua grande maioria se diferenciam por aquilo que de fato irá usufruir no local, ou seja, um jantar completo, ou aulas de dança, ou ainda uma oportunidade de participar do espetáculo e por ai vai.

 

LOCALIZAÇÃO

 

Tirando o Señor Tango, que está num bairro um pouco mais afastado e menos transitado (Barracas), o resto dos locais tangueiros encontra-se em regiões próximas ao centro de Buenos Aires. Desse jeito, e dependendo da localização da sua hospedagem, você pode escolher entre utilizar o serviço de transfer que a maioria dos locais já inclui no preço da entrada, ou ir e voltar por conta própria.

 

 QUAIS OS TIPOS DE ESPETÁCULOS QUE POSSO ENCONTRAR?

 

Como falei no início, o tipo de espetáculo e a experiência que busca, é única para cada pessoa. Por isso deve cuidadosamente tomar sua decisão com aquilo de fato espera encontrar na casa, para que todas as suas expectativas sejam atendidas!

 

Muitas casas portenhas foram especialmente construídas ou reformadas para a apresentação de espetáculos de tango (como por exemplo, Tango Porteño, Madero Tango ou Sabor a Tango). Ao mesmo tempo, outras foram testemunhas do nascimento e o crescimento da tradicional dança argentina desde que foram inauguradas (o Café Tortoni, El Viejo Almacén, Esquina Homero Manzi, Café de los Angelitos, etc.): ou seja, lugares onde o espirito e a tradição do tango continuam presentes.

 

Se o seu intuito é assistir a um espetáculo e ainda ter umas aulinhas de tango, sem duvida você poderá usufruir deste tipo de programa também. Terá a oportunidade no inicio ou final do espetáculo de danças com os dançarinos que fazem parte do grupo da casa. Sairá do espetáculo falando para seus amigos e familiares que de fato entrou e participou da cultura clássica argentina!

 

O tipo de produção tem muito a ver na hora da escolha, já que algumas propostas estão exclusivamente focadas no tango tradicional, sem sair muito do roteiro. Outras combinam a irreverente magia do popular estilo com coreografias e cenografias bem mais ambiciosas e modernas. E por último, estão as requintadas casas que trazem de volta a época dourada e glamorosa do tango, com produções de alto padrão. Opções com certeza não faltam.

 

COMO CHEGO NO LOCAL? – TRANSLADO É A MELHOR OPÇÃO!

 

É bem comum na hora que for fechar com uma casa, eles inserirem o translado de ida e volta no custo. É algo prático e que recomendamos ser feito, pois certamente você irá ao espetáculo bem elegante, e não precisará correr o risco de pegar um taxista e ainda ser enrolado, correndo o risco de ter esta experiência arranhada de alguma forma.

 

O QUE FAÇO COM AS CRIANÇAS?

 

Muitos nos questionam se é possível levar crianças aos shows? Isto é totalmente possível, pois o ambiente é bem familiar. É claro que se o seu intuito for dançar com seu esposo (a) ou namorado (a), o filho poderá ser um problema. Normalmente os ingressos para crianças até 8 ou 10 anos, tem um desconto de 50%. Todavia é sempre importante checar com a casa primeiro, para não ser surpreendido de alguma forma.

 

COM OU SEM JANTAR?

 

Grande parte das casas oferecem um típico jantar argentino, com entradas, prato principal e sobremesa, além de um vinho.

 

Normalmente o jantar começa por volta das 20hs e finalizado as 22hs, pois inicia-se os espetáculos.

 

Vale a pena jantar nas casas, pois normalmente são climas bem românticos e propicio para os apaixonados!

 

COMPRAR COM ANTECEDÊNCIA

 

Sem dúvida esta é a melhor opção principalmente na alta temporada, pois as principais casas costumam ter filas e ficar sem reservas por alguns dias.

 

Reservando com antecedência você ainda consegue pegar os principais locais, que normalmente são próximos ao palco central.

 

SHOWS DE TANGO EM BUENOS AIRES

 

Abaixo listo os principais shows de tango de Buenos Aires:

 

SEÑOR TANGO

 

Senor Tango

 

No bairro de Barracas, perto de La Boca e daquele Riachuelo que viu o Tango nascer, Señor Tango funciona desde o ano 1996. Seu proprietário é Fernando Soler, renomado cantor de respeitável carreira, responsável também pela direção e produção dos diversos espetáculos que o local apresenta.

 

Esta foi a casa que em nosso passeio de Cruzeiro em 2015 visitamos. Estudamos todas as casas, lemos bastante sobre os diferenciais que cada local oferecia, e acabamos escolhendo pelo Señor Tango. De fato não temos o que pontuar de negativo, foi um espetáculo excepcional.

 

Viagem de Cruzeiro – 4º dia – Buenos Aires – Argentina – City Tour + Show de Tango

 

Señor Tango possui dois salões, o principal e o chamado Ricardo Subiela, onde diariamente é recebido o numeroso público. Um elegante jantar (opcional) é oferecido a partir das 20.30 horas. O show, com mais de quarenta artistas no palco e espetaculares coreografias, começa às 22.00 horas e tem aproximadamente 120 minutos de duração. Vieytes 1655, Barracas.

 

OS DEMAIS SHOWS QUE PESQUISAMOS E COLHEMOS AS INFORMAÇÕES PARA CHEGAR NA DECISÃO FINAL, FORAM ESTES (grande parte das informações foram colhidas dos sites oficiais e feedbacks de amigos que já visitaram os tangos na cidade portenha):

 

MADERO TANGO 

 

madero-tango-buenos-aires

 

Este é um dos três principais tangos da cidade. Poderíamos dizer que os brasileiros escolheriam em sua primeira visita ou o Señor Tango ou Madero Tango!

 

O show, do mais alto padrão, resulta ser um verdadeiro passeio pelas diferentes fases na história do Tango, desde seus começos mais simples até o elaborado estilo contemporâneo. Conta também com um grande telão para observar detalhadamente cada instante do espetáculo.

 

O jantar é servido entre as 20.30 e 22.00 horas e o show de Tango começa às 22.00h, com uma duração aproximada de uma hora e meia.

 

Madero Tango está localizado na Rua Alicia Moreau de Justo (esquina com Brasil) em Puerto Madero, um dos bairros turísticos de Buenos Aires mais visitado.

 

TANGO PORTEÑO

 

tango-perteno-buenos-aires

 

Este é um dos três principais tangos da cidade, localizado num edifício histórico que já foi um cinema da MGM em Buenos Aires. O prédio, bem pertinho do Obelisco, chama atenção de todo mundo que passa pela Avenida 9 de Julio. O Tango Porteño um clássico argentino, com uma enorme quantidade de bailarinos e o maior palco de todos os espetáculos do tipo na cidade. Tem aulas de tango antes do show e oferece serviço de traslado.

Ele está localizado na Calle Cerrito 570, uma via marginal da Avenida 9 de Julio, próximo ao Obelisco e a poucos metros do Teatro Colón.

 

As apresentações ocorrem todas as noite, de segunda a domingo. A casa abre as 20:15h para quem deseja jantar antes do espetáculo e o show de tango tem início por volta das 22:00h, com duração aproximada de uma hora e meia. O teatro ocupa um edifício histórico, onde antigamente funcionava um complexo de cinemas. A decoração do espaço ainda preserva traços da arquitetura e do estilo antigo, deixando o clima ainda mais interessante. Há um grande palco com cortinas vermelhas e três grandes ambientes com mesas na plateia.

 

Os ingressos são divididos por setores e é possível optar pelo combinado jantar + show ou apenas pelo show. A compra pode ser feita pelo site oficial do Tango Porteño, que costuma oferecer descontos de 10% a 20% para quem opta pela aquisição on-line, e também pode ser feita na bilheteria do local, no dia do show.

 

O preço do Tango Porteño está um pouco abaixo dos outros dois grandes shows da cidade. É um show bem caro, é verdade, mas é preciso levar em consideração que é uma grande apresentação teatral/musical precedido de um jantar com entradas, prato principal, sobremesa e vinhos à vontade. Uma oportunidade única de presenciar o verdadeiro tango nas suas origens.

 

Por volta das 22:15h o show teve início. Ao todo são 32 artistas em cena, incluindo uma maravilhosa orquestra com 12 músicos.

 

O show faz uma espécie de retrospectiva da história do tango e de Buenos Aires. No início, um telão projeta imagens antigas da cidade e quando as cortinas abrem surge um cenário com a fachada de dois grandes teatros e com o Obelisco ao centro do palco. Logo tem início a primeira dança, com vários casais dançando diferentes coreografias ao mesmo tempo. Ao final da primeira dança eis que surge para a surpresa de todos, no alto do palco, a orquestra, que é responsável pelo som durante todo o espetáculo.

 

Ao longo do show ocorrem diversas apresentações dos mais variados tipos: vários casais na mesma coreografia, um único casal sem cenário, um cantor solitário em frente a um espelho, um casal onde a mulher está com os olhos vendados, uma mulher com vários dançarinos ao mesmo tempo, uma mulher dançando sozinha com um suposto dançarino fantasma, entre outras combinações. Difícil dizer qual é a melhor, pois todas impressionam pela qualidade técnica dos dançarinos.

 

Uma das partes mais bacanas é quando surgem no palco quatro casais em três diferentes níveis, como se fossem três andares. Ao final, todos retornam ao palco para cantar uma tradicional música argentina, que só os argentinos sabem cantar, obviamente.

 

CAFÉ TORTONI 

 

Café-tortoni-buenos-aires

 

Esta é uma opção clássica do tango portenho. Opção para aqueles que querem simplesmente ver uma apresentação de tango sem gastar muito e em um local com bem menos glamour e luxo que grande parte das demais casas.

 

Diferentes shows, todos os dias a partir das 20.30h. Avenida de Mayo 825, Capital Federal.

 

EL VIEJO ALMACÉN

 

EL VIEJO ALMACÉN-buenos-aires

 

Fundado pelo músico e compositor de tangos Edmundo Rivero, El Viejo Almacén funciona desde o ano 1969 na tradicional esquina de Balcarce e Independencia, no antigo bairro de San Telmoum dos mais destacados pontos turísticos de Buenos Aires. Antigamente, na época da colônia espanhola funcionava um velho armazém, o que deu origem ao nome do local.

 

Mantendo a sua arquitetura original, o prestigiado El Viejo Almacén oferece diariamente espetáculos de alta qualidade. Quem desejar pode se deleitar previamente degustando um requintado e completo jantar a partir das 20.00h, junto com várias opções de cardápio e bebidas nacionais e internacionais.

 

O show começam às 22.00h e um serviço de transporte, incluso no valor do ingresso, também é oferecido aos comensais.

 

ESQUINA HOMERO MANZI

 

ESQUINA HOMERO MANZI-buenos-aires

 

Esta casa funciona de forma muito parecida as duas anteriores. Local simples que apresenta exclusivamente um bom show de tango.

 

O café Esquina Homero Manzi foi construído em 1927 na histórica esquina de San Juan e Boedo, no bairro de Boedo. Deve o seu nome a Homero Manzi (1907-1951), jornalista, diretor de cinema, poeta e um dos mais importantes letristas na história do Tango argentino. Manzi foi um morador ilustre do bairro de Boedo desde os nove anos, e suas obras mais importantes foram El Último Organito, Sur e Malena.

 

Os shows que são apresentados diariamente a partir das 22.00h refletem os anos dourados do Tango  Argentino dos anos 40. Durante uma hora e meia é possível se deleitar com a atuação de uma orquestra de cinco músicos, vários dançarinos e dois cantores, interpretando as obras mais destacadas do repertório do Tango portenho.

 

Todos os dias a partir das 22.00h. Sextas e sábados função extra depois da meia-noite e domingos às 14.00h.

Avenida San Juan 3601, Boedo.

 

ESQUINA CARLOS GARDEL

 

ESQUINA CARLOS GARDEL-buenos-aires

 

Fica no Abasto, no berço do tango, onde viveu Carlos Gardel. O prédio onde acontece o espetáculo é um antigo hotel que o próprio Gardel frequentava. É um show puro e clássico, num ambiente muito bonito.

 

Antigamente, o restaurante Chanta Cuatro (fundado no final do século XIX) foi outro dos lugares favoritos de Carlos Gardel para se encontrar com os seus amigos.

Nunca foi devidamente comprovado se Gardel nasceu no Uruguai ou na França, mas certamente foi o mais famoso morador ao redor do Mercado del Abasto: uma estátua perto da entrada definitivamente imortaliza o mais popular cantor de tangos argentinos.

 

Hoje, no mesmo local, Esquina Carlos Gardel encanta os seus convidados com uma atraente obra composta por cinco casais de dançarinos, dois cantores e uma orquestra do mais alto nível (e que leva mais de 10 anos sem interrupção realizando atuações). No show são recriados admiravelmente os maiores destaques do 2×4.

 

Possui uma capacidade para aproximadamente 400 pessoas, em três níveis decorados com requinte e bom gosto.

Diariamente a partir das 22.30h.

 

Carlos Gardel 3200, Abasto

 

PIAZZOLA TANGO

 

PIAZZOLA TANGO-beunos-aires

 

O Piazzola Tango presta homenagem ao gênio do bandoneón Astor Piazzola. O que isso significa que é um tango mais moderno que aqueles da época do Gardel. O lugar do show é incrível. A Galeria Guemes é um edifício clássico da cidade, que possui uma história linda.

 

SABOR A TANGO

 

SABOR A TANGO-buenos-aires

 

No bairro de Once, o outrora Palazzo Rossini (construído em 1878 e que costumava ser um dos principais centros da vida noturna em Buenos Aires) tornou-se, anos depois, no lugar onde nesses dias é apresentado um dos melhores shows de tango da capital: o Sabor a Tango.

 

São quase 100 minutos de um contato direto e autêntico com a lendária e sedutora tradição do tango. O show também conta com algumas partes da música gaúcha regional e elementos do folclore argentino. Além disso, são oferecidas aulas de tango de uma hora de duração e os visitantes podem conhecer também a boutique de Sabor a Tango para poder comprar DVDs, CDs e muitas outras lembranças.

 

O jantar é servido a partir das 20.30h e o show começa pontualmente às 22h.

Perón 2535, entre as ruas Larrea e Paso.

 

 CAFÉ DE LOS ANGELITOS

 

CAFÉ DE LOS ANGELITOS-buenos-aires

 

Inaugurado em 1890 e frequentado por ninguém menos do que o próprio Carlos Gardel no início do século XX, o Café de Los Angelitos é uma das casas de tango mais tradicionais de Buenos Aires. Fechou as suas portas em 1992, para reabri-las gloriosamente em 2006.

 

Foi remodelado minuciosamente com luxo e distinção, mas preservando a imagem histórica do tango que o caracterizou por mais de 100 anos. Em seus dois andares encontram-se o salão principal para 300 pessoas e uma sala VIP.

 

O show já foi premiado pelo figurino e a coreografia, com mais de 20 artistas no palco (orquestra, dez dançarinos e dois cantores) oferecendo um emocionante espetáculo durante noventa minutos.

 

Todos os dias às 22h.

Avenida Rivadavia 2100, esquina Rincón.

Bairro de Balvanera.

 

 

E você já visitou Buenos Aires?

Foi à algum show de tango?

Deixe seus comentários e informações abaixo!

 

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

www.compenaestrada.com.br

 

Faça parte da comunidade Com Pé na Estrada!

 

Siga-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Veja nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgEwxFyLGrpgmJdqHKZdZxA

 

Viajou? Conheceu algum destino novo? Conte-nos sua experiência que ela será publicada no blog! https://compenaestrada.com.br/viagem-do-leitor/

 

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

 

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

 

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

 

Marque suas fotos com a hashtag #compenaestrada

Anúncios

2 comentários em “Principais Shows de Tango em Buenos Aires! Como Escolher?

  1. Eu adoro Buenos Aires e já fui em 5 shows: Tango Porteno, El Querandi, Piazzolla e Madero Tango. Dessa ultima vez comprei com um Brasileiro chamado Júnior, um cara sensacional e abençoado por Deus e resolvi ir no Senor Tango me arrependo de não ter ido nesse show antes. É divino.
    Junior agradeço a sua ajuda.
    contatoembuenosaires@gmail.com
    wtss do Brasil 11 94214-6568

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s