Tutorial para Renovar sua CNH!

Renovação da CNH – Como Fazer 2

Nosso intuito é falar de viagem, todavia estar em dia com sua CNH lhe permite viajar de carro por todo território nacional e internacional, já que para tirar a PDI (Permissão Nacional de Direção) é necessário ter sua CNH regularizada.

 

Como tirar a PDI – Permissão Internacional de Direção ou Carteira de Habilitação Internacional?

 

Como a Paty teve que renovar a dela, aproveitou e montou um tutorial!

 

CNH – CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO X ÓRGÃO FISCALIZADOR – DETRAN

 

Se você é como nós, então não se importa em viajar de carro, ônibus, trem, navio ou avião. Sendo assim, é legal ficar atento à data de validade da sua CNH, pois isso poderá lhe causar grandes problemas caso seja pego dirigindo com esse documento vencido. Eu já fui parada pela polícia uma vez e não foi bacana, mas esse assunto fica para um outro post rsrs

Pelo que apurei, cada estado tem um Detran e é este órgão que fiscaliza o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território Brasileiro. Além disso, ele determina as normas para formação de condutores, avalia a capacidade física, mental e psicológica dos candidatos à aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma curiosidade é que a avaliação pode ser feita pelos serviços médicos e psicológicos existentes nos Detran’s ou pelos seus credenciados.

QUANDO RENOVAR MINHA CNH?

 

Segundo o Detran, a CNH será válida por cinco anos (se o condutor tiver menos de 65 anos de idade), ou três anos (se o condutor tiver mais de 65 anos). Expirada a validade do exame médico, o condutor terá 30 dias para providenciar a Renovação da CNH.

“Quer dizer que precisarei anotar essa data no meu celular?” Só se você quiser, pois o Detran irá enviar uma correspondência ao seu endereço para lembrá-lo desse compromisso a cada término de ciclo, e você terá de realizar novos exames médicos e pagar as taxas de renovação desse documento. Importante mencionar que, se você mudou de residência e não atualizou seu endereço, não haverá carteiro que lhe encontre! Então, fique atento!

http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=motorista&id=368

 

 

Imagem 1

 

O Detran do Rio de Janeiro possibilita que o condutor faça a consulta da data de validade de sua CNH pelo site:

http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=12&tipo=validade_cnh

 

 

 

IMAGEM 2

 

Recentemente passei por esse processo na cidade de São Paulo e vou descrevê-lo, a fim de auxiliá-los quando for a vez de vocês!!!

 

ATENDIMENTO DO DETRAN SP ATRAVÉS DO POUPATEMPO

 

Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês o meu apreço por esta criação governamental denominada Poupatempo, que é um espaço onde é possível a realização de diversos serviços com muita qualidade e rapidez! Como os funcionários/atendimentos são eficientes e práticos!!! Todos os departamentos são MUITO BEM sinalizados com faixas coloridas no chão e em grandes placas!!! Todas as vezes que me utilizei do Poupatempo, em Osasco e em São Paulo, saí de lá com a mesma impressão: que negócio genial!!! Rsrs

 

PRINCIPAIS SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO POUPATEMPO

– Serviços do Instituto de Identificação

a. Carteira de Identidade (RG);
b. Atestado de Antecedentes Criminais (disponível nos postos Poupatempo de Itaquera, Campinas Centro, Campinas Shopping, Sé e Santo Amaro).

– Serviços do Detran

a. Processo de Suspensão e Cassação da CNH;
b. Troca da Permissão para dirigir pela CNH definitiva;
c. 2ª via de CNH;
d. Renovação de CNH;
e. 1ª habilitação;
f. Reabilitação de Permissionário;
g. Adição ou Mudança de Categoria.

 

Mas, para usufruir de tudo isso que mencionei, é necessário que, antes de comparecer ao Poupatempo mais perto da sua casa, você se certifique de fazer o seu pré-cadastro no site do Detran http://www.detran.sp.gov.br/, através do qual também é possível fazer a renovação da sua CNH, caso você queira!

 

 

 

IMAGEM 3

 

Você vai clicar em “agendamento” e será direcionado à seguinte tela:

 

 

 

IMAGEM 4

 

Aí você vai clicar em “Renovação da CNH” e preencher os seguintes campos:

 

 

IMAGEM 5

 

Feito isso, você poderá realizar o seu AGENDAMENTO no Poupatempo através do site:

http://www.poupatempo.sp.gov.br/agendamento/

 

 

 

IMAGEM 6

 

Ao clicar no link “internet” você será direcionado a uma outra página em que será necessário mencionar o seu e-mail e criar uma senha para realizar o seu agendamento e consultá-lo posteriormente caso seja de seu interesse:

http://www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo

 

 

 

IMAGEM 7

 

Feito isso, você irá clicar em NOVO AGENDAMENTO e selecionar o serviço de seu interesse, no caso de renovação da CNH, você preencherá da seguinte forma:

 

 

 

IMAGEM 8

 

No campo “posto”, você escolherá aquele que for mais próximo do ponto do qual irá partir, ou seja, fica a seu critério.

O serviço também poderá ser escolhido de acordo com a sua preferência. No que diz respeito à renovação da CNH, por não haver variação do valor da taxa do exame médico fora ou dentro do posto, visando à praticidade, preferi agendar meu atendimento com a opção de “Renovação com exame no posto”. Melhor coisa que eu fiz. Vou falar mais sobre isso a seguir.

Por fim, entre os dias e horários disponíveis, você poderá escolher aquele que for mais adequado! Note que não é possível fazer o agendamento com muita antecedência…não sei o porquê…

 

 

IMAGEM 9

 

Para concluir o seu agendamento, basta clicar em “Reservar horário selecionado e gerar protocolo de agendamento”. Você vai receber uma confirmação de agendamento em seu e-mail e poderá ser notificado através de SMS com 1 dia de antecedência à data de sua escolha, caso tenha feito essa solicitação. Esse é um lembrete muito útil!!! Eu recomendo!!!

 

 

 

IMAGEM 10

 

 

 

IMAGEM 11

 

PRECISO CHEGAR AO POUPATEMPO COM MUITA ANTECEDÊNCIA?

 

Pessoal, levem a sério a orientação de chegar ao local com 15 minutos de antecedência de seu agendamento, NEM MAIS NEM MENOS. Por experiência própria (rs); não adianta você chegar lá com 1 ou 2 horas de antecedência, pois eles são taxativos e só permitirão a sua passagem pela triagem com 15 minutos de antecedência ao seu horário previamente agendado. Não fique chateado com essa informação, afinal de contas isso nos garante um atendimento extremamente rápido e pontual, o que é raro hoje em dia.

 

Se eu me atrasar, o que irá acontecer?

 

Nos casos em que não for possível o seu comparecimento ao local na data e horário agendados, é recomendável que você acesse ao site e exclua o seu agendamento, pois isso possibilitará que outra pessoa utilize o seu horário e lhe permitirá agendar um novo atendimento. Pelas conversas que tive com os funcionários do Poupatempo, não há choro nem vela para os atrasados. Fique esperto!

 

 

IMAGEM 12

 

COMO CHEGAR AO POUPATEMPO SÉ?

 

Quem tem acesso ao metrô, não terá dificuldade nenhuma em localizá-lo, pois ele está a 5 minutos da estação que o nomeia! Mesmo assim, vou pormenorizar o caminho pra que você não corra o risco de se perder. Em minha humilde opinião, não vale a pena ir para lá de carro, pois o metrô lhe permite chegar lá com agilidade e menos dores de cabeça rs Vai por mim! Rs

 

 

IMAGEM 13

 

Eu me desloquei para lá da Zona Norte de São Paulo, então peguei um ônibus até Santana e de lá peguei o metrô em direção ao Jabaquara. Não foi preciso fazer baldeação.

Da Zona Sul, você deverá pegar o metrô sentido Tucuruvi e descer na estação Sé, não sendo necessário fazer nenhuma baldeação.

Caso você venha da Zona Leste, basta pegar o metrô sentido Barra Funda e descer na estação da Sé. Também não é necessário fazer baldeação.

Se estiver na Zona Oeste, é preciso pegar o metrô sentido Corinthians Itaquera e descer na estação Sé, não sendo necessário fazer baldeação.

Ao descer na Estação Sé, você deverá pegar a escada rolante que estará à sua direita. Ao sair da estação, você deve continuar caminhando para a direita e atravessar a Praça Clóvis para chegar ao prédio do Poupatempo Sé.

 

 

IMAGEM 14

 

Depois de atravessar a rua, mantendo-se sempre à direita, você irá se deparar com um comércio ambulante de alimentos e bugigangas. O prédio de seu destino estará à esquerda!

 

 

IMAGEM 15

 

QUE DOCUMENTOS EU DEVO APRESENTAR PARA RENOVAR A CNH?

 

Lembre-se de levar os originais e as cópias simples dos seguintes documentos:
-CNH (vencida ou a vencer);
-Comprovante de residência EM SEU NOME (Contas de água, luz ou telefone).

Pessoal, todas as contas aqui de casa estão em nome do Jeff e isso me rendeu um abacaxi para descascar lá na hora! Já já eu explico! Então, se você é casado e não possui contas em seu nome, leve o original e a cópia simples da sua Certidão de Casamento, pois isso, em tese, comprova que vocês residem no mesmo local.

Até comentei com o Jeff: “Amor, será que não é bom eu levar a nossa Certidão de Casamento?” Mas ele, com receio de que eu estragasse o documento original no percurso (com certeza rsrs), disse que eles aceitariam a conta de luz. Pronto! A confusão estava armada, pois eles não aceitaram um comprovante que não estava em meu nome!

A única conta que está em meu nome é o condomínio aqui do prédio, o que me salvou, pois liguei para a síndica e pedi que enviasse o boleto ao meu e-mail, o qual imprimi gratuitamente em um espaço destinado para acesso à Internet, e ele substituiu a conta de luz em nome do meu cônjuge.

Outra coisa: não é preciso levar fotos 3×4, pois eles fazem a fotografia sem nenhum custo lá na hora, e ela é obrigatória. Então, vá bem arrumado apenas!

 

SOBRE O EXAME MÉDICO

 

Visando fazer algum tipo de economia, procurei um estabelecimento credenciado pelo Detran para fazer o exame médico, que é obrigatório para a renovação da CNH, mas me dei conta de que os preços são tabelados, então, quando do agendamento no Poupatempo, preferi marcar com exame a ser realizado no local, matando 2 coelhos numa cajadada só! Rs

O valor do exame é de R$70,13 e, para quem não é condutor profissional, os testes são bem simples: basta preencher um papel mencionando se toma remédios controlados, se já sofreu alguma cirurgia, etc., depois fazer um teste de visão básico, informando ao médico as letras que conseguir enxergar com cada olho e, por fim, apertar um aparelho que mede a intensidade da força de cada mão. O exame não leva 5 minutos para ser feito.

 

QUANTO CUSTA TUDO ISSO?

 

Essa informação pode ser obtida no próprio site do Popatempo, mas, para melhor visualização de vocês, preferi tirar uma foto do cartaz que estava disponível no setor Azul de Triagem.  

 

IMAGEM 16

 

IMAGEM 17

 

Há um correspondente do Banco do Brasil no Poupatempo Sé e alguns caixas 24horas. Se você é correntista do banco em questão, poderá realizar o pagamento das taxas com o cartão de débito. Se você não tem conta no referido banco, leve dinheiro vivo, pois não há outra forma de pagamento aceita por eles.

 

QUANTO TEMPO EU VOU LEVAR PARA FAZER TUDO ISSO?

 

Como disse, a pontualidade e agilidade do Poupatempo é algo surpreendente! Depois que eu resolvi os pepinos decorrentes da falta de comprovante de residência válido, o que fiz muito tempo antes do meu agendamento, em 35 minutos eu já tinha cumprido todos os procedimentos e estava livre para ir para casa!

Ah, uma coisa: não espere retirar o documento na hora, porque isso não irá acontecer! Rsrs O prazo para que você possa retirá-lo é de 24 horas, contados do pedido de renovação. Existe a opção de envio da CNH por correspondência, havendo o custo adicional de R$11,00, calculado sobre o meu CEP, que eu paguei feliz e satisfeita por usufruir de mais essa praticidade!!!

Bom, é isso aí, galera!
Espero que tenham gostado das nossas dicas!!!

 

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

www.compenaestrada.com.br

 

Faça parte da comunidade Com Pé na Estrada!

 

Siga-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Veja nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgEwxFyLGrpgmJdqHKZdZxA

 

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

 

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

 

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

 

Marque suas fotos com a hashtag #compenaestrada

Anúncios

2 comentários em “Tutorial para Renovar sua CNH!

  1. Pingback: Como tirar a PDI – Permissão Internacional de Direção ou Carteira de Habilitação Internacional? | COM PÉ NA ESTRADA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s