Estátua da Liberdade – Nova York: Como chegar? Onde comprar o ingresso? Quando Visitar? Como é o passeio? Guia Completo!

HISTÓRIA DA ESTÁTUA DA LIBERDADE

Statue of Liberty seen from the Circle Line ferry, Manhattan, New York

 

Poucos conhecem a história de um dos maiores cartões postais do mundo: A Estátua da Liberdade. Em 4 de julho, os norte americanos comemoram o dia de as Independência da Inglaterra, conquistada no ano de 1776. A França na época era considerada como uma dos maiores incentivadores desta revolução e como forma de homenagem pela liberdade conquistada encaminhou o monumento que só seria “inaugurada” quase 100 anos depois.

As peças, feitas em Paris, foram enviadas de navio em 1865 e demoraram quase um ano para chegar. Os responsáveis pela idéia do projeto foram o historiador francês Edouard de Laboulaye e o artista Fredéric-Auguste que em 1874 foram aos EUA para procurar um local para a escultura, ao visualizar de seu navio a Ilha Bedloe (hoje chamada de Ilha da Liberdade) no Rio Hudson escolher o local como o ideal. Para isso recrutaram o engenheiro francês Alexandre Gustave Eiffel, também autor da famosa torre francesa, que leva seu nome para desenha o esqueleto da estátua, porém, ela deveria ser flexível para agüentar os ventos fortes que a região enfrentava.

A conclusão da estátua aconteceu apenas em 1884. Ela foi desmontada e embarcou para os EUA para ser montada no lugar definitivo. Em 28 de Outubro de 1886, milhares de pessoas assistiram à cerimônia de inauguração do monumento.

CURIOSIDADES DA ESTÁTUA

– O monumento veio em partes da França e montado nos EUA. Sua inauguração aconteceu quase 100 anos após a ideia de sua homenagem.
– Em sua construção foram utilizados mais de 125 toneladas de aço, 31 toneladas de cobre e mais de 27 mil toneladas de concreto fundido.
– Em sua coroa constam mais de 25 janelas que representam os raios que brilham no sol.
– Ela mede 92,99m de altura. A cabeça 5,36m e o nariz 1,37 m
– Os setes raios de sua coroa representam os sete mares e sete continentes. Já a tocha significa a luz e a luminosidade e foi substituída em 1986.
– Foi inaugurada em 28 de outubro de 1886.
– A estátua e o fogo da tocha (sempre acesso), representam a liberdade do povo.
– Em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
– É considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

bandeira-e-estatua-da-liberdade

COMO CHEGAR NA ESTÁTUA DA LIBERDADE?
A Estátua de Liberdade se localiza na Liberty Island e você consegue acessá-la por meio de balsas em duas opções: balsa Miss New York que sai do Battery Park no sul da Ilha de Manhattan e a balsa Miss New Jersey que parte do Liberty State Park no estado de New Jersey.

staticmap

 

SAÍDA DE NOVA YORK – BATTERY PARK
Esta foi a saída que utilizamos para chegar a Estátua da Liberdade. A saída por Nova York é a mais comum e mais fácil. Nós passamos através da ilha de Manhattan em Nova York. O caminho que nos utilizamos foi pelo metrô.

 

Como é o percurso de metrô?
Há 3 formas de se chegar:

Você deve pegar as linhas 4 ou 5 e descer na estação Bowling Green.
Pegando a linha R deve descer na estação Whitehall Street.
Pegando a linha 1 deve descer na estação South Ferry Station.

Todas estas estações ficam no entorno do Battery Park de onde sai a balsa

 

SAÍDA DE NEW JERSEY – LIBERTY STATE PARK
Outra maneira de chegar na Estátua da Liberdade é através do estado de New Jersey. A balsa parte do Liberty State Park que pode ser acessado pelo sistema de transporte Hudson-Bergen Light Rail em New Jersey. A estação da Light Rail que fica mais próxima da balsa é a estação Liberty State Park, porém, a distância entre a saída da estação e a balsa é de 1,6Km e não há transporte disponível para fazer este trajeto. O Hudson-Bergen Light Rail faz conexão com o sistema da NJ Transit e Path.

 

É MELHOR CHEGAR NA ESTÁTUA DA LIBERDADE POR NOVA YORK OU NEW JERSEY?
As filas para visitar a Estátua da Liberdade através de Nova York são muito maiores e podem ter uma espera de até 90 minutos. Além disso, a quantidade de pessoas fazendo este trajeto é extremamente grande quando comparado ao trajeto a partir de New Jersey.

Veja este comparativo entre as duas balsas:

Mapa-Balsa-Nova-York-e-New-Jersey

Mesmo assim nós achamos que vale mais a pena ir por Nova York. As filas são maiores e as balsas mais lotadas, mas a facilidade que você tem para chegar no Battery Park em Nova York é muito superior ao Liberty State Park em New Jersey. Só vale a pena ir por New Jersey se você já estiver hospedado neste estado.

 

COMO É O PERCURSO?

 

Primeiro, é preciso passar por uma revista estilo aeroporto. Aí entramos no navio e fomos para a Estátua da Liberdade, que fica em uma ilha. O trajeto é rápido e a visão que se tem de Manhattan é bem bonita.

NY Sept6-08 (165)

POSSO VER A ESTÁTUA DA LIBERDADE DE GRAÇA?

Sim! Você pode pegar a balsa gratuita Staten Island Ferry. Você passará pela Estátua de Liberdade, mas não tem como descer na Liberty Island. Você passará bem próximo e poderá tirar algumas fotos de dentro do próprio barco.
O interessante deste passeio é que você além de poder tirar fotos da Estátua da Liberdade, também poderá fotografar a Lower Manhattan, a ponte de Brooklyn e a Ponte Verrazano.

 

Staten-Island-Ferry
Este passeio é totalmente gratuito, e pode até ser usada como uma grande oportunidade para descansar um pouco, no caso de você ter andado muito nas proximidades de Wall Street, ou ter feito compras no Century 21, que está a apenas uma caminhada de 10 a 15 minutos a partir da balsa.

 

A balsa de Staten Island liga Manhattan a Staten Island. Para chegar à balsa de Staten Island a partir do lado de Manhattan, você precisa sair na balsa do Sul e da paragem de metrô Whitehall. É ao lado do Battery Park. A viagem de ida dura 30 minutos e existem muitas áreas abertas na balsa e espaço suficiente para todos.

 

Uma dica muito valiosa para quem escolher este passeio é quando entrar no ferry, tente ficar do lado direito – e no esquerdo, na volta. Assim você poderá apreciar Lady Liberty, sentadinho no banco (isso se as pessoas não se amontoarem na sua frente, quando o ferry se aproximar da estátua). A parte de dentro, assim como o lado esquerdo do ferry, costumam ficar mais vazios e são frequentados mais por quem mora lá e já deve ter cansado de ver a estátua, né? Já os turistas ficam todos do lado direito com suas câmeras a postos.

A Programação e notícias podem ser encontradas no site da balsa.

 

QUANDO VISITAR A ESTÁTUA DA LIBERDADE?
A Estátua da Liberdade pode ser visitada diariamente, exceto no dia 25 de Dezembro. As balsas operam das 9h30min às 15h30min, com o último retorno da Liberty Island às 17h. No verão, a balsa opera das 8h30min às 16h30min, com o último retorno às 18h15min. As balsas possuem um intervalo de aproximadamente 30 minutos.

 

O PASSEIO

 

Estatua-da-liberdade-nova-york

Assim, as duas balsas param na Ellis Island que se localiza a aproximadamente 1Km da Estátua da Liberdade. Na época da imigração a Ellis Island foi uma das portas de entrada mais ativas do país, registrando mais de 12 milhões de imigrantes. Hoje a Ellis Island abriga o Museu da Imigração com vários artefatos e história sobre os imigrantes. Para aproveitar bem, você deve embarcar na balsa em Manhattan até as 13h. O museu começa a ser fechado as 16h45 e a última balsa de retorno sai as 17h15. Se você pagar a última balsa para a Liberty Island, provavelmente não conseguirá visitar a Ellis Island, daí mais um motivo para ir cedo ao passeio.

Na Liberty Island é onde se encontra a Estátua da Liberdade.Você desce na ilha e fica por quanto tempo desejar, visitando todos os pontos de observação do monumento. É possível acessar o interior do monumento e ver a tocha original da Estátua da Liberdade que está exposta no salão principal, além de ter acesso ao pedestal que, na nossa opinião, é a melhor vista que se tem para o monumento.

estatua-da-liberdade-de-barco

Há uma opção adicional que você tem acesso à coroa da Estátua da Liberdade, além da área do pedestal. Para ter acesso você precisa comprar um ingresso um pouco mais caro e encarar uma subida de 162 degraus da base do pedestal até a coroa. Esse parte do passeio nós não fizemos.

Já ouvimos muitos relatos de quem subiu até o topo se decepcionou com a paisagem. Muitos falam que a vista é prejudicada por um acrílico e a área de visão é bem restrita.

Uma boa dica é chegar cedo e reservar um tempo para almoçar na Liberty Island que possui uma boa comida por um preço razoável.

 

MAIS INFORMAÇÕES
Preço da Entrada na Estátua da Liberdade com Acesso ao Pedestal: 18 Dólares
Preço da Entrada na Estátua da Liberdade com Acesso ao Pedestal + Coroa: 21 Dólares
Site da Estátua da Liberdade
Site para Comprar Ingressos para Estátua da Liberdade

 

E você já visitou a Estátua da Liberdade?
O que achou?

Nos conte sua história, dicas e sugestões nos comentários abaixo!

 

 

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

 

 

Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

Anúncios

3 comentários em “Estátua da Liberdade – Nova York: Como chegar? Onde comprar o ingresso? Quando Visitar? Como é o passeio? Guia Completo!

  1. Pingback: A vida de uma Au Pair Brasileira nos EUA – 2ª Parte | COM PÉ NA ESTRADA

  2. Tomar cuidado com os vendedores ao redor, te oferecerão um preço que afirmam ser menor, porém é maior e o passeio não inclue a parada na estátua. Cai nesse golpe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s