Ao lado do Zoológico de São Paulo (veja nosso passeio ao Zoológico no link ao lado), encontra-se o Jardim Botânico. Dentro da cidade de pedra que vivemos, é espetacular encontrarmos um local como estes, com muito verde, plantas coloridas, pássaros, riachos, lagos, trilhas, estruturas em pedras antigas e por ai vai.
Vale muito a pena visitar o local, pois certamente você irá limpar seu pulmão com o ar puro que o parque proporciona, terá ótimas recordações da paisagem, além de relaxar bastante.
Já havíamos visitado o Jardim Botânico quando éramos crianças, naqueles passeios escolares e de fato pouco ou quase nenhum interesse tínhamos em retornar ao local. Todavia quando fomos casar em 2012, decidimos fazer um ensaio externo, para recordar nosso noivado e eternizar este momento.
Entre as opções que a empresa nos ofereceu (não iremos citar o nome da empresa pois no geral detestamos à fornecedora do serviço por conta dos diversos atrasos e erros) estava presente o Jardim Botânico. Olhei algumas fotos na internet e pareceu bem interessante o local.
Desta forma percorremos o parque e tiramos diversas fotos que de fato essas ficaram maravilhosas!
Abaixo colhemos as informações do site do Jardim Botânico de São Paulo, onde relatam em detalhes os locais:
Alameda Fernando Costa – é a primeira atração com que o visitante irá se deparar. Totalmente reformada, sua construção é uma passarela suspensa com 250 metros de extensão, feita de madeira de reflorestamento, onde se pode observar a mata natural, bem como as águas cristalinas do córrego Pirarungáua. Foi projetada para facilitar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.
Alameda Fernando Costa. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.
Córrego Pirarungáua – Canalizado por várias décadas, o Córrego Pirarungáua, afluente do histórico Riacho do Ipiranga, aflora a céu aberto, e é a nova atração do Jardim. Em seu leito correm águas límpidas e nas margens foram introduzidas espécies da Mata Atlântica, que estimulam o visitante a refletir sobre a importância de se preservar as nossas áreas de mananciais.
Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues – com singular arquitetura, construído em forma de cruz, foi inaugurado em 1942, com o objetivo de despertar no visitante o interesse pela pesquisa, para os ecossistemas do Estado de São Paulo e a para a botânica econômica. Possui também uma sala histórica e um belíssimo vitrô central que retrata nossa flora.
Escadarias/Jardim de Lineu – Belas escadarias datadas de 1928 e situadas nas extremidades do Jardim de Lineu, que foi inspirado no Jardim Botânico de Upsala, Suécia, onde trabalhou Carl Linnaeus, considerado o “pai da taxonomia”.
Estufas – Construídas em estruturas de ferro inglês, é o marco inicial do Jardim Botânico de São Paulo. Uma delas abriga plantas tropicais, principalmente da Mata Atlântica, enquanto a outra se destina a exposições temporárias.
Lago das Ninféias – Um dos recantos majestosos que o Jardim possui. O lago formado pelo represamento do Córrego Pirarungáua, afluente do Riacho do Ipiranga, abriga grande quantidade de plantas aquáticas das quais se destacam as ninféias nas cores amarela, roxa e rosa, flor símbolo do Jardim Botânico.
Lago das Ninféias. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.
Jardim dos Sentidos – criado em 2003, é um espaço que possui coleção de plantas aromáticas, onde o visitante pode tocar as plantas e sentir seus aromas e texturas. Esse espaço está adaptado para atender deficientes visuais e cadeirantes.
Trilha da Nascente – Nesse percurso o visitante vai adentrar no interior da Mata Atlântica, por meio de uma trilha suspensa de 360 m que o levará até uma das nascentes do Riacho do Ipiranga, de onde brotam suas águas. O acesso é adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.
Serviço:
Jardim Botânico de São Paulo
End.: Avenida Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda – zona Sul – São Paulo.
Horário: De terça a domingo e feriados (incluindo feriados que caem na segunda-feira), das 9h às 17h. No horário de verão: aberto das 9h às 18h. Fechado: sexta-feira santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro.
Preço: R$ 5. Estudantes e idosos acima de 60 anos pagam R$ 2,50. Crianças até quatro anos e portadores de necessidades especiais são isentos.
Tel: (11) 5073-6300
www.ibot.sp.gov.br
Como chegar de transporte público:
Linhas de ônibus que passam próximo ao Jardim Botânico:
4491-10 Zoológico – Term. Pq. Dom Pedro II
4742-10 Jd. Clímax– Metrô São Judas
475R-10 Jd. São Savério – Term. Pq. Dom Pedro II
E você já visitou o Jardim Botânico?
O que achou?
Deixe suas informações e comentários abaixo!
Jeff & Paty
Com Pé na Estrada
Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada
Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/
Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/
Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com
Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!
Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!
Pingback: Zoológico de São Paulo – Um dia repleto de diversão! | COM PÉ NA ESTRADA
Muito lindo gostei do visionário!!!@