Jardim Botânico de São Paulo – Floresta Dentro da Cidade de Pedra!

Ao lado do Zoológico de São Paulo (veja nosso passeio ao Zoológico no link ao lado), encontra-se o Jardim Botânico. Dentro da cidade de pedra que vivemos, é espetacular encontrarmos um local como estes, com muito verde, plantas coloridas, pássaros, riachos, lagos, trilhas, estruturas em pedras antigas e por ai vai.

Jardim Botanico

Vale muito a pena visitar o local, pois certamente você irá limpar seu pulmão com o ar puro que o parque proporciona, terá ótimas recordações da paisagem, além de relaxar bastante.

 

Já havíamos visitado o Jardim Botânico quando éramos crianças, naqueles passeios escolares e de fato pouco ou quase nenhum interesse tínhamos em retornar ao local. Todavia quando fomos casar em 2012, decidimos fazer um ensaio externo, para recordar nosso noivado e eternizar este momento.

Jardim Botanico 2

Entre as opções que a empresa nos ofereceu (não iremos citar o nome da empresa pois no geral detestamos à fornecedora do serviço por conta dos diversos atrasos e erros) estava presente o Jardim Botânico. Olhei algumas fotos na internet e pareceu bem interessante o local.

 

Desta forma percorremos o parque e tiramos diversas fotos que de fato essas ficaram maravilhosas!

 

capa cópia

00

01

02 cópia

03 cópia

04a

05

06 cópia

07

08 cópia

09

10

11

12 cópia

13 cópia

14 cópia

15

16

 

Abaixo colhemos as informações do site do Jardim Botânico de São Paulo, onde relatam em detalhes os locais:

 mapa-jardim-botânico-de-são-paulo

 

Alameda Fernando Costa – é a primeira atração com que o visitante irá se deparar. Totalmente reformada, sua construção é uma passarela suspensa com 250 metros de extensão, feita de madeira de reflorestamento, onde se pode observar a mata natural, bem como as águas cristalinas do córrego Pirarungáua. Foi projetada para facilitar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

 

Alameda Fernando Costa

Alameda Fernando Costa. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.

 

Córrego Pirarungáua – Canalizado por várias décadas, o Córrego Pirarungáua, afluente do histórico Riacho do Ipiranga, aflora a céu aberto, e é a nova atração do Jardim. Em seu leito correm águas límpidas e nas margens foram introduzidas espécies da Mata Atlântica, que estimulam o visitante a refletir sobre a importância de se preservar as nossas áreas de mananciais.

Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues – com singular arquitetura, construído em forma de cruz, foi inaugurado em 1942, com o objetivo de despertar no visitante o interesse pela pesquisa, para os ecossistemas do Estado de São Paulo e a para a botânica econômica. Possui também uma sala histórica e um belíssimo vitrô central que retrata nossa flora.

Escadarias/Jardim de Lineu
 – Belas escadarias datadas de 1928 e situadas nas extremidades do Jardim de Lineu, que foi inspirado no Jardim Botânico de Upsala, Suécia, onde trabalhou Carl Linnaeus, considerado o “pai da taxonomia”.

Estufas – Construídas em estruturas de ferro inglês, é o marco inicial do Jardim Botânico de São Paulo. Uma delas abriga plantas tropicais, principalmente da Mata Atlântica, enquanto a outra se destina a exposições temporárias.

Lago das Ninféias – Um dos recantos majestosos que o Jardim possui. O lago formado pelo represamento do Córrego Pirarungáua, afluente do Riacho do Ipiranga, abriga grande quantidade de plantas aquáticas das quais se destacam as ninféias nas cores amarela, roxa e rosa, flor símbolo do Jardim Botânico.

 

Lago das Ninféias

Lago das Ninféias. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.

 

Jardim dos Sentidos – criado em 2003, é um espaço que possui coleção de plantas aromáticas, onde o visitante pode tocar as plantas e sentir seus aromas e texturas. Esse espaço está adaptado para atender deficientes visuais e cadeirantes.

Trilha da Nascente – Nesse percurso o visitante vai adentrar no interior da Mata Atlântica, por meio de uma trilha suspensa de 360 m que o levará até uma das nascentes do Riacho do Ipiranga, de onde brotam suas águas. O acesso é adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

 

 

Serviço:
Jardim Botânico de São Paulo
End.: Avenida Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda – zona Sul – São Paulo.
Horário: De terça a domingo e feriados (incluindo feriados que caem na segunda-feira), das 9h às 17h. No horário de verão: aberto das 9h às 18h. Fechado: sexta-feira santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro.
Preço: R$ 5. Estudantes e idosos acima de 60 anos pagam R$ 2,50. Crianças até quatro anos e portadores de necessidades especiais são isentos.
Tel: (11) 5073-6300
www.ibot.sp.gov.br

 

Como chegar de transporte público:
Linhas de ônibus que passam próximo ao Jardim Botânico:
4491-10    Zoológico – Term. Pq. Dom Pedro II
4742-10    Jd. Clímax– Metrô São Judas
475R-10    Jd. São Savério – Term. Pq. Dom Pedro II

 

E você já visitou o Jardim Botânico?

O que achou?

Deixe suas informações e comentários abaixo!

 

 

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

 

 

Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

Anúncios

2 comentários em “Jardim Botânico de São Paulo – Floresta Dentro da Cidade de Pedra!

  1. Pingback: Zoológico de São Paulo – Um dia repleto de diversão! | COM PÉ NA ESTRADA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s