House Sitting – O que é? Como funciona? Onde encontro as vagas?

Nos últimos meses o que temos mais ouvido são histórias de casais e aventureiros que tem viajado mundo a fora conhecendo diversos países e locais impressionantes. Blogs e Fanpages de viagens tem se multiplicado dia a dia por conta deste movimento. Este estilo de vida tem se denominado como Nômades Digitais. São pessoas que viajam pelo mundo durante 6 meses, 1 ano ou mais, contando sua rotina e sua história e muitos conseguem também ganhar dinheiro para continuarem com as trp´s mundo a fora!

house-sitting

O que é o house sitting:

Nestes últimos tempos surgiu a possibilidade de viajar pelo mundo cuidando de residências e pets enquanto os proprietários viajam, denominando-se ‘house sitting’. Em bom português, tomar conta de casas enquanto seus donos viajam.

Lembra do filme “O amor não tira férias”, com Jack Black, Cameron Diaz, Jude Law e Kate Winslet? No filme, as atrizes resolvem tirar férias e encontram um site que disponibiliza troca de casas. Você fica na casa da pessoa e ela na sua. Em qualquer lugar do mundo, por quanto tempo vocês quiserem. Por incrível que pareça, o filme realmente mostra uma realidade.

pet_sitting_header

‘House sitting’ é mais um exemplo da revolução que está ocorrendo na indústria do turismo através de economia compartilhada ou colaborativa. Ajudados por diversos sites especializados que possibilitam a ligação entre proprietários de imóveis e seus candidatos a ocupantes, largar o emprego e partir para um estilo de vida despojado e alheio ao sistema deixa de ser algo distante ou irreal.

Nos últimos dois anos, sites como o Airbnb estouraram e são cada vez mais tendência no mundo inteiro. Para quem não conhece, o Airbnb oferece hospedagens em casas de famílias. Você pode alugar um quarto ou até mesmo a casa inteira. Já sites como o Helpx procuram pessoas para trabalhar e receberem estadia gratuita. Já imaginou ir para Los Angeles, ficar hospedado de graça e em troca ter que cuidar de um jardim? É possível!

handing-over-the-keys

Como Funciona:

Geralmente por um taxa anual que varia de U$20 a U$100, viajantes e donos de casa podem colocar seus perfis ou anúncios nesses sites, em inglês!
Quando o dono da casa publica seu anúncio procurando um tomador de conta, ele deve colocar os detalhes da casa como tamanho, localização, vizinhança, cômodos, se tem jardim, piscina, animais de estimação, das responsabilidades esperadas na casa e do período desejado.

HOUSE-Sitting2

Ou seja, de um lado, quem tem uma casa, em geral com animais que precisam de cuidados, mas quer passar as férias longe. Do outro o viajante deve ter um perfil com suas informações gerais como idade, se viaja sozinho ou acompanhado, se gosta de animais de estimação. As duas partes unem-se em uma troca onde ambos saem ganhando sem que tenha que ser usado dinheiro na transação. Os proprietários deixam seus bichinhos nas mãos de pessoas confiáveis e os novos moradores não só ganham novos amigos, como podem usar tudo o que a casa tem direito, incluindo piscina, churrasqueira ou mesmo o carro da família, muitas vezes.

 

Um dos adeptos da prática é o casal de brasileiros Larissa e Carlos, do blog Vida Cigana, que ao largar seus empregos em busca de conhecer o mundo, descobriram a Nova Zelândia morando de favor, gastando em torno de 30 dólares por dia cada um.

 

São deles um post muito legal que compartilho com vocês que tem interesse neste job:

10 dicas para conseguir seu primeiro house sitting (antes de sair do Brasil)

 

Mas ainda muitos se pergunta, quais as vantagens deste tipo de troca?

 

Vantagens para o dono:

  • Economiza dinheiro porque não terá que pagar uma fortuna com canil.
  • Os animais de estimação estarão mais felizes e menos estressados sem a mudança de habitat.
  • A casa estará limpa quando ele chegar.
  • O jardim não pegará fogo de secura, o cavalo não vai estar morto e esturricado, a piscina não vai estar parecendo um açude cheio de sapos, a casa não vai ser assaltada, os peixes coloridos do aquário não estarão em estado de putrefação, a caixa de correios não estará quase estourando com contas, propagandas de imóveis à venda, de como Jesus Cristo pode salvar sua vida, de disk-gás (até porque muitos desses países tem gás encanado).

Vantagens para o viajante:

  • Conhecer e descobrir lugares, pessoas e sabores novos.
  • Economizar dinheiro (e muito!) com acomodação.
  •  Se interagir com a vizinhança e com a cidade a partir dos olhos de um morador e não de um turista.
  • Ter onde ficar com privacidade, conforto e luxo que talvez você não esteja acostumado.
  • Para quem gosta de animais de estimação, a oportunidade de ter novas companhias.
  • E claro, é de graça!

 

Onde obtenho informações para participar deste tipo de job?

Trusted House Sitters: Este tem o maior número de casas disponíveis espalhados no mundo todo e uma interface bem fácil de usar. Infelizmente é também o mais caro (U$95,88).

House Carers: Te permite receber as newsletters com as postagens dos assignments gratuitamente, mas para contatar o dono é necessário se tornar um membro. A taxa anual é de U$50.

Mind My House : Com uma das taxas mais baratas anuais (de U$20) é fácil de usar mas não têm tantas opções como os dois últimos. É possível ver no mapa do mundo as opções de house sitting disponíveis sem se tornar membro.

Luxury House Sitting: Se o propósito é agregar apenas casas luxuosas como diz o nome, vai levar um certo tempo para ampliar a disponibilidade delas pelo mundo, mas vale a pena uma conferida. Custa U$25 por ano.

Nomador:  U$89 por ano, mas na versão gratuita permite contatar até 5 donos de casas.

Care Taker:  O mais antigo deles (desde 1983), parece que eles ficaram no tempo se mantendo em publicações que ainda chegam pelo correio. Mas felizmente existe a versão eletrônica que sai por U$29,95 por ano.

House Sit Match: Uma rápida olhada no mapa mostra poucas casas disponíveis com a maioria concentrada na Europa com “uns pingados” nos EUA e na Austrália.

Para informações mais detalhadas sobre como conseguir hospedagem gratuita em todo o mundo e mais algumas dicas sobre a Nova Zelândia, visite o Blog Vida Cigana e curta a página no Facebook.

 

E você tem curiosidades a respeito do assunto?

Deixe suas dúvidas e comentários abaixo!

 

 

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

 

 

Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

Anúncios
por Com Pé na Estrada - Blog de Turismo e Viagens! Postado em Dicas Com a tag

2 comentários em “House Sitting – O que é? Como funciona? Onde encontro as vagas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s