Guarujá – Réveillon de 2014 para 2015!

Gosto muito do mês de Dezembro, pois além de ser aniversário de minha esposa linda, também temos as datas festivas do Natal que celebramos o nascimento de Jesus Cristo e a virada do ano, onde é possível vermos as queimas de fogos.

bemvindo

Não sei quanto a vocês, mas sou apaixonado por queima de fogos!

Este final de ano foi um pouco atípico, pois a Paty trabalhou normalmente, enquanto eu ficava em casa de férias. E cá entre nós, ficar em casa nesta data é terrível… muito calor e nada para se fazer… pois amigos e familiares estão viajando, na TV não tem nada, e o vídeo game uma hora cansa, rss.

Pois bem, a Paty trabalhou dia 31/12 até as 12hs e durante a manhã pensei em fazer uma loucura: Descermos para a praia e vermos a queima de fogos!

Como sou muito metódico com as coisas, comecei a fazer a estimativa de custos e percebi que gastaria entre R$ 150,00 e R$ 200,00 para passarmos de 6 a 8hs em Guarujá. Custo alto para um passeio tão curto, pensei comigo mesmo.

MAS POR QUE GUARUJÁ?

EU_AMO_GUARUJA_LOGO

A cidade vem passando por um grande processo de reurbanização que traz em seu vácuo benefícios como praias limpas, qualidade nos serviços e infraestrutura moderna. Mais que um bom destino para férias e feriados, o balneário volta a se tornar referência para quem viaja com a família, com atrações para turistas de todas as idades.

Também é próximo de São Paulo e tem águas bem cristalinas.

Guaruja Mapa

Vindo do Rio, acesso pela rodovia Rio-Santos

• De ônibus

As empresas Litorânea (

http://www.litoranea.com.br), Itapemirim (http://www.itapemirim.com.br) e Normandy (http://www.normandy.com.br) têm ônibus partindo de diversas capitais do país para o Litoral Norte de São Paulo

Continuando, a Paty chegou em casa por volta das 13hs, coloquei o que tinha pensado e ela topou!

Almoçamos e saímos de casa as 15hs. Achei que não teria ninguém na estrada, mas me enganei. Conseguimos manter por cerca de 80% do trajeto a velocidade máxima da rodovia, mas acompanhados por um alto fluxo de veículos, que me surpreendeu.

Apenas a cerca de 10km de chegarmos no Guarujá, teve um grave acidente, então ficamos literalmente parados e com motor desligado por uns 30 minutos.

Seguindo viagem, nos dirigimos para a praia central de Guarujá, Pitangueiras, pois havia lido no porta da cidade que dali seria possível ver a mais extensa queima de fogos da região, com duração de aproximadamente 20 minutos.

Foi um sacrifício achar onde parar o carro, o que já era de se esperar.

Paramos e nos dirigimos a praia. Eu confesso que foi terrível ficar na praia central. Pelo que li e pude comprovar é uma excelente praia para crianças, pois quase não tem onda, todavia muito mal frequentada… Nos primeiros minutos que estávamos na areia um grupo de pelo menos 10 jovens foram abordados pela policia e 2 apreendidos. Passando alguns minutos 3 homens abordaram ao que me parecia um senhor de uns 55 anos com seu filho de uns 30 e tomaram as cervejas de suas mãos e começaram a ameaçar ambos, intimidando-os.

20141231_184453

Um pouco mais a nossa direita havia um grupo de uns 15 homens fumando maconha, empesteando o local com o cheiro por vários minutos…

Enfim, foi uma péssima experiência escolher esta praia… mas não iria mudar de local tendo em vista a dificuldade para estacionar e também o pouco tempo que ficaríamos.

Ficamos bastante tensos em boa parte da tarde, mas a noite fluiu bem.

Algo bom que vale ressaltar é a infraestrutura que a praia oferece, com mercados, shoppings, lojas, bancos, quiosques e também uma água extremamente cristalina e pura.

20141231_184425

O que ficou a desejar, mas não por conta da prefeitura e sim por conta dos visitantes, foi a sujeira. A praia ficou tomada de cocos, latas, garrafas, canudinhos, guardanapos, e por ai vai, jogados na areia. As pessoas não tem a menor decência em levar uma sacolinha ou juntar com a mão mesmo e jogar fora… Nós como sempre levamos uma sacolinha para colocarmos nosso lixo e o depositarmos na saída no local correto.

Fazendo um adendo sobre o Guarujá, normalmente quando vamos a praia ficamos na Enseada. O custo para ficar por lá é mais caro, todavia a vizinhança é bem mais agradável.

Enseada

Também é a praia mais extensa da cidade, com 7km de extensão e a 2km do centro. É tomada por ciclovia, coqueiros e quiosques. Com mar calmo, é procurada por banhistas e esportistas. Durante o verão torna-se o ponto de encontro diurno e noturno, sendo ainda cenário de shows e atividades.

Brincamos que a Praia da Enseada é a praia dos 5: Milho R$ 5,00, Coco R$ 5,00, Água R$ 5,00, Refrigerante R$ 5,00, Pastel R$ 5,00 e por ai vai.

Voltando ao nosso roteiro, ficamos na praia até aproximadamente às 20hs e então saímos para procurar algo para comer.

Encontramos bem próximo de onde estávamos e também próximo ao Shopping Center la Plage (ponto central de compras do centro do Guarujá) vários locais para se fazer um lanche, comer açaí e pizza e tomar sorvete.

Comemos um lanche no local que chama Pastelão. Lanche bem grande e gostoso. Apesar do local ser referência em pastel, preferimos lanche. O local também oferece uma gama enorme de sucos naturais.

20141231_210812

Depois voltamos para a praia e ficamos literalmente deitados na areia por umas 2h30. Nunca havia esperado a queima de fogos na praia. Normalmente minutos antes da queima, saímos do local onde estamos hospedados e nos dirigimos para a praia, para que vermos a queima.

(as fotos não ficaram muito boas pois foi tirado do celular. Não arriscaria levar nossa câmera para este local)

20141231_215822

20141231_215843

Esta é uma experiência maravilhosa. Ficamos deitado na canga nos curtindo, conversando e apreciando o clima e a paisagem!

20141231_215920

20141231_220006

Desta vez a vizinhança que estava ao nosso redor era bem melhor e conseguimos ficar bem tranquilos.

20141231_215956

Cerca de 20 minutos antes da queima a praia já estava lotada. Nos levantamos pois se não seriamos pisoteados, rss, e ficamos aguardando a virada do ano.

Algo estranho que ocorreu, na ponta leste de onde estávamos, foi que a queima começou por volta das 23h. Não sei se foi algum dos navios que sem querer iniciaram antes, mas a queima durou uns 10 minutos.

E as 00h, como previsto pela prefeitura, a queima teve seu inicio, com 2 grandes momentos bem intensos e magníficos!

20150101_000359

20150101_000402

20150101_000403

20150101_000404

Por volta das 00h40 saímos da praia e nos dirigimos ao carro, para voltarmos para casa. Chegamos em casa por volta das 2h30.

O passeio todo durou 7hs (tempo de estadia na praia) e o custo foi:

Gasolina: R$ 30,00
Pedágio: R$ 22,00 (descida pela imigrantes) + R$ 12,00 (volta de Guarujá) = R$ 34,00
Lanche: R$ 35,00

• Balsa

Tel: 0800-704-5510

• Banco

Real, Banespa, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa e Unibanco

E você, já fez alguma destas loucuras?

Como foi o seu Reveillon?

Conte a sua história e deixe suas duvidas e comentários abaixo!

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!