Primeira Viagem de Avião? Não sabe o que pode e o que não pode embarcar? Veja Dicas!

As passagens da sonhada primeira viagem de avião já estão compradas, mas quanto mais perto da data de embarque, maior a ansiedade e o nervosismo de voar. Não é para menos. O mundo dos aeroportos ainda é desconhecido e cheio de palavras novas como check-in, conexão, escala, turbulência. Por isso, preparamos um guia para que a sua viagem seja um sucesso e sem complicações. Confira e boa viagem!

Bom, vamos ao que interessa! As dicas estão organizadas mais ou menos na ordem de uma viagem.

Onde comprar as passagens aéreas?
Você pode comprar diretamente no site das companhias aéreas, pode comprar também em agências de turismo online ou em lojas físicas.

Que documentos preciso para viajar?

Separe o documento necessário para viagem. Para voos nacionais, pode-se utilizar o RG, carteira de motorista, passaporte nacional ou a carteira de trabalho, originais ou cópias autenticadas. Deixe-o sempre a mão, pois ele será pedido mais de uma vez. Para viagens internacionais, são necessários o passaporte, com o visto do local a ser visitado (se o país exigir). E, para alguns destinos, são necessários também comprovantes de vacinas específicas.

Kit de viagem

Escolha roupas e calçados confortáveis para usar no dia da viagem. Mesmo se for para algum lugar quente, não se esqueça de levar um casaco a bordo para se proteger do frio do ar-condicionado. Leve chicletes com você. Algumas pessoas sentem dor de ouvido principalmente no momento do pouso e da decolagem. Simular bocejos ou mascar alguma coisa ajuda a aliviar o desconforto. Para quem costuma sentir enjoos, leve o remédio habitual. Relaxar e respirar pausadamente também ajuda a diminuir a sensação de náusea. Evite ingerir bebidas alcoólicas antes da viagem, já que a altitude potencializa os efeitos do álcool.

Qual a diferença de escala para conexão?

Na hora de comprar a sua passagem, você verá que alguns voos são diretos para o destino escolhido e outros têm conexão ou escala em outras cidades.

Em voos com conexão, o passageiro desembarca da aeronave em outra cidade e embarca em outro avião rumo ao destino final. Se este for o seu caso, siga as indicações dos agentes aeroportuários. Eles indicam aos “passageiros em trânsito” o portão e o horário de embarque do próximo voo. Nos voos nacionais, as malas são transferidas para outra aeronave pelos próprios funcionários da companhia aérea. Portanto, não é preciso se preocupar com a sua.

Nos voos com escala, o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino final, para desembarque e embarque de outros passageiros. Porém, não é preciso deixar a aeronave.

Não tem passagem?
Quem está acostumado a viajar de ônibus vai estranhar o fato de não existir uma passagem, mas sim uma reserva, com um código localizador. Se quiser, você pode imprimir essa reserva com o número, mas não é necessário: com sua identidade ou passaporte você embarca!

 O que fazer quando chegar ao aeroporto? Como faço o check-in?Ao chegar ao aeroporto, procure pelo balcão de embarque da companhia aérea em que irá viajar. É o momento de fazer o check-in, que consiste simplesmente no ato de se apresentar com o documento de identificação. Se possível, leve o bilhete da passagem aérea emitido no momento da compra (chamado também de e-ticket). Isso facilita a vida do atendente.Você deve entregar a mala grande no check-in. Ela será pesada, identificada e despachada. O funcionário lhe entregará o cartão de embarque com informações sobre o seu voo. Guarde bem este papel, pois ele garante sua entrada no avião.

Thai_Airways_Check-in

Quanto tempo antes preciso chegar no aeroporto?
Para viagens dentro do Brasil, o ideal é chegar ao aeroporto pelo menos uma hora antes do horário do voo para poder realizar todos os procedimentos sem correria. Para voos internacionais, chegue com no mínimo duas horas de antecedência.

E quanto às bagagens?
Na hora do check-in, além de confirmar que vai mesmo fazer a viagem, você vai despachar as bagagens, ou seja, entregar as malas maiores, que serão transportadas no porão do avião. Você tem direito a levar uma mala, mochila ou bolsa de mão com você na cabine do avião. Saiba tudo sobe bagagens nesse post.

Bagagem

Quantas malas eu posso levar?
Na mão você pode levar até 5kg e desde que comprimento+largura+altura não seja superior a 115cm.
Você pode despachar até duas malas com peso total de no máximo 21kg (32 kg em voos internacionais) . Se passar disso, prepare-se para pagar um valor não muito barato. Veja tudo sobre bagagens neste post especial.

Os pets também voam
O transporte de bichinhos de estimação é cobrado à parte e exige uma série de exigências, portanto, é preciso contatar a empresa área o quanto antes para garantir que seu animalzinho viaje com segurança e conforto.

O que é cartão de embarque?

No momento do check-in o funcionário da companhia aérea vai te entregar seu cartão de embarque. Esse sim, tem cara de “passagem”, com algumas informações importantes: o número e horário do seu voo, o portão onde você deve embarcar e o horário da decolagem. Confira se seu nome e número de documento estão corretos.

IMG_0121

Como fico sabendo a hora que devo embarcar?
Na hora do check-in eles vão te informar. Além disso, nos aeroportos há sempre uns televisores mostrando os vôos com algumas informações como: hora do embarque e qual o portão de embarque. Vá para a sala de embarque, passe pelo raio-x e e dirija ao portão do seu voo para aguardar a hora de embarcar. Se o voo for internacional, você pode dar uma olhadinha no free shop, mas é melhor deixar as compras para a volta!

Como sei onde está o avião em que eu vou?
No seu cartão de embarque está escrito qual será o portão/gate. Quando você for chamado para embarcar basta localizar onde é esse portão de embarque. Sempre há muitas placas informando.

1-TAM-777-executiva-Embarque 777 GRU

Free shop, aqui vou eu
Quem viaja para fora geralmente quer aproveitar os preços baixos dos free shops. Estes líquidos são permitidos, desde que dispostos em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra, com a data do início do voo.

Como embarco no avião?

Feito o check-in, você deve procurar pelo local onde são feitos os embarques. Há um salão para Embarque Doméstico (voos dentro do Brasil) e outro para Embarque Internacional (voos para o exterior). É obrigatório passar pelo detector de metais. Lembre-se de tirar todos os objetos metálicos que portar (chaves, moedas, cinto), que devem passar junto com a bagagem de mão no raio-X. Após isso, é a hora de procurar pelo portão de embarque, cujo número está indicado no cartão.

Finalmente está chegando a hora de entrar no avião. Um pouco antes de começar o embarque, os funcionários vão explicar como será feito – muitas vezes depende das fileiras, com as do fundo embarcando antes. Antes de embarcar, o funcionário vai conferir seu cartão de embarque e seu documento. No avião, identifique seu assento: o número significa a fileira e a letra a posição da poltrona. Guarde sua bagagem no compartimento sobre a poltrona e se acomode.

IMG_1127

Vamos voar!
Agora é só relaxar e aproveitar o voo! A comissária passará as informações de segurança, que também podem ser exibidas em vídeo. Depois o avião parte para a decolagem, que é o momento mais tenso para quem nunca voou. Depois que o avião sobe, fica tudo tranquilo. Nem parece que estamos voando! Mas tem umas trepidações chatinhas, chamadas turbulências. Elas podem chacoalhar a aeronave, mas fique tranquilo: os aviões são projetados para passar por elas tranquilamente. Mantenha seu cinto afivelado que logo ela passa! 

NO AVIÃO

Pode ou não pode?

Dentro do avião, procure por seu assento assinalado no cartão de embarque. Os comissários de bordo explicarão os procedimentos de segurança. Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados na hora do pouso e da decolagem. O celular precisa permanecer o tempo todo desligado ou na opção flight mode. Não é permitido fumar a bordo. Durante a viagem, será servido algum lanche e bebidas, mas se o voo for longo, o melhor é alimentar-se bem antes ou levar petiscos a bordo. Se quiser, pode tirar fotos dentro do avião para registrar o momento, só procure não incomodar os demais passageiros.

O que faço em caso de turbulência?

Turbulência é o nome dado ao movimento do ar na atmosfera que faz com que o avião balance. Ela acontece quando há uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. É mais comum quando se ultrapassa uma nuvem de chuvas. Apesar de parecer assustador, as aeronaves são construídas para aguentar as intempéries do tempo, suportar raios e relâmpagos. Apenas permaneça sentado e afivele o cinto até que o voo seja normalizado.

IMG_2072

E quando o avião chega ao destino o que eu faço?
Não tem segredo, basta seguir o povo! :-) Você será direcionado ao local onde irá pegar suas malas. Em geral é um esteira que fica passando com as malas. Basta pegar a sua, conferir o nome na etiqueta (existem malas iguais!) e sair. Se este é o seu destino, a viagem terminou!

Como funcionam as conexões?
Quando você for fazer uma viagem com conexão você precisará trocar de avião mas a bagagem que você despachou será transferida “automaticamente” entre os aviões. Você não precisa se preocupar com ela. Quando o avião chegar na cidade onde você fará a conexão, os comissários irão avisar para você desembarcar. Ao descer do avião terão placas ou funcionários orientando o que devem fazer os passageiros “em transito” para tal cidade. Se a conexão for demorada você pode até sair do aeroporto e dar uma volta pela cidade. Acompanhando nos monitores espalhados pelo aeroporto você saberá onde e quando deve embarcar.

É verdade que dá vontade de vomitar?
Isso acontece mais em aviões pequenos. Nesse aviões maiores, utilizados pelas principais companhias aéreas brasileiras são raros os casos de enjoo, mas se acontecer terá um saquinho bem na sua frente para embalar o vômito. Saiba mais sobre viagens e saúde neste post especial.

Outros avisos:
– É comum o piloto falar “afivelem os cintos pois iremos passar por uma forte turbulência”. Isso não é o mesmo que falar “o avião vai cair” :-) é apenas para aumentar sua segurança.
– É comum sentir um desconforto nos ouvidos ou ficar “meio surdo”, para melhorar tente simular um bocejos ou masque um chiclete – o movimento de mastigar ajuda a destapar.
– Evite sentar de pernas cruzadas, você deve ficar várias horas sentado e é melhor favorecer a circulação.
– No avião costuma fazer frio, especialmente em voos noturnos, então vá preparado. Geralmente você pode controlar a saída de ar condicionado para regular a temperatura.

IMG_1376

 

DESEMBARCANDO

Como pego a minha bagagem?

Ao chegar ao destino final, você deve ir até a área de desembarque e procurar pela esteira assinalada com o número do seu vôo. É lá que você pegará sua bagagem. Na dúvida, basta seguir as pessoas de seu voo. Fique de olho até aparecer a sua mala e confira, antes de pegá-la, se é mesmo a sua. Não se preocupe se não conseguir pegar sua bagagem na primeira vez, pois ela passará de novo.

Com as malas em mãos é só aproveitar bastante o destino!

Faltou alguma dica ou ficou alguma dúvida? Deixei seu comentário.

Boa viagem e quando voltar nos conte como foi!

 

 

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

 

 

Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s