Free Walking Tour – Centro do Rio de Janeiro

Olá viajantes tudo bom?

 

Fui ao Rio de Janeiro a negócios na parte da manhã e almoço, e a tarde antes de embarcar de volta para São Paulo resolvi caminhar pelo centro do Rio de Janeiro em busca de um grupo de Free Walking Tour para conhecer os principais pontos turísticos do local.

Capa Free Walking Tour

Chegando na Praça XV encontrei um grupo de chilenos, paraguaios, argentinos e bolivianos! Eles haviam combinado de se encontrar junto com um dos voluntários do Free Walking Tour. Acabei não conseguindo pegar o nome dele, mas ele era de Quito e estava no Brasil a 5 anos.

Free Walking Tour Rio de Janeiro (26)

Abrindo um parênteses aqui, fiquei impressionado com o conhecimento de história do Brasil que este homem tinha, não sendo nativo do nosso país. Não tenho dúvida que os dados históricos que ele trouxe a minoria massiva da população deve conhecer. É realmente espetacular o que o século XXI proporciona entre as culturas, em termos de conhecimento e oportunidades de emprego, não é mesmo!?!?!

Muito interessante também foi conhecer o VLP ( Veículo Leve Sobre Trilhos). Fiz uma pequena filmagem para deixar arquivado.

Achei interessante um trem passando no meio da cidade, entre carros e pessoas.
Acostumado em São Paulo tudo sendo subterrâneo, ver um ao ar livre foi fantástico!

Outro ponto, só que agora negativo que vale ressaltar, é a quantidade de mendigos espalhados pelas ruas e arredores do centro… O centro do Rio de Janeiro parece a 25 de Março em São Paulo só que umas 10x maior. O que tem de maior em termos de estrutura, também tem de maior em relação ao desnível social que presenciamos dia a dia em praticamente todos os grandes centros do país.

 

Antes de encontrar o grupo do Free Walking Tour, estava com bastante receio de pegar o celular e começar a tirar fotos, pois nunca sabemos o que pode acontecer, não é verdade?

 

Mas vamos ao que interessa! Neste post a ideia é apresentar o que foi possível conhecer!

 

Primeiro vamos começar pelo Free Walking Tour:

 

Free Walking Tour é uma iniciativa que ocorre em vários países do mundo, como Berlim, Amsterdã e Dublin, e já virou febre entre os viajantes. Há alguns voluntários uniformizados e com crachás do grupo, que disponibilizam parte do seu tempo de forma gratuita para interagir e levar turistas e visitantes pelos mais variados pontos turísticos do local. Este grupo não é remunerado, mas é sempre válido e extremamente importante deixar uma caixinha aos voluntários.

 

 

É um trabalho totalmente diferenciado, pois quando uma pessoa dispõe de seu tempo de forma gratuita, sabe que para ganhar qualquer que seja a quantia de caixinha, terá que se reinventar e ser extremamente atencioso, didático, simpático e carismático, pois se não for assim, o passeio será maçante e as pessoas acabarão desistindo no meio do caminho.

 

Todos os Free Walking Tours que já presenciei e participei, foram conduzidos por voluntários extremamente capacitados e atenciosos, não há como desmerecer a força deste movimento e obviamente contribuir para que não pare, mas que cresça e se fortaleça!

 

Passeio que realizei:

 

Largo da Carioca, Confeitaria Colombo, Travessa do Comércio, Praça XV, Palácio Imperial, Palácio Tiradentes (também conhecida como ALERJ – antiga sede do Congresso Nacional), Cinelândia, Theatro Municipal, Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Bellas Artes, Câmara dos Deputados, Arcos da Lapa e o grand finale na famosa Escadaria Selarón, feita por um artista chileno em homenagem ao seu amor pelo Brasil.

 

A visita guiada começa pelo centro com uma caminhada e explicações de como a geografia da cidade influenciou o seu desenvolvimento e porque aqui foi a capital do Brasil por quase 200 anos.  Logo depois descubri que o Rio de Janeiro não foi somente a capital do Brasil, mas também a única cidade na América do Sul que foi capital de um Reino Europeu (sim, o Rio já foi capital de Portugal quando D João veio ao país fugido de Napoleão).

 

Ainda nesta explicação histórica fantástica, pude descobrir porque o Brasil é o único país das Américas que foi um Império e não uma república depois de sua independência através da história estilística dos  prédios franceses (como o lindo Theatro Municipal) do Centro da Cidade.

 

Por fim o passeio se encerra em um dos mais importantes locais do Rio de Janeiro: a Escadaria Selarón, conhecida no mundo inteiro e considerada a maior o obra de arte do mundo inteiro e famoso aqueduto da Lapa, um dos principais cartões postais da cidade.

 

PRAÇA XV

Foi aqui o ponto de partida de tudo! É uma grande praça onde também está uma das estações do VLT. Por ela chegamos ao Paço Imperial e Palácio Tiradentes, antiga sede do Congresso Nacional.

 

PAÇO IMPERIAL

O Paço imperial está localizado na região da Praça XV, na rua Primeiro de Março, antigamente chamada Rua Direita e uma das primeiras vias do Rio de Janeiro. Erguido em 1743, o prédio colonial serviu como sede do reinado e do império brasileiro depois da chegada de Dom João VI ao país e em 1938 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Endereço: Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro

 

PALÁCIO TIRADENTES, ANTIGA SEDE DO CONGRESSO NACIONAL

Palácio Tiradentes foi o antigo prédio do Congresso Nacional brasileiro, entre 1926 e 1960, e é a atual sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Endereço: Palácio Tiradentes – R. Primeiro de Março, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-090

 

BIBLIOTECA NACIONAL

A Biblioteca Nacional, inaugurada em 1910, é a maior da América Latina e consta como a oitava do mundo, com um impressionante acervo de 9 milhões de volumes e algumas raridades, como documentações do século 19 que foram trazidas por Dom João VI e a corte de Portugal.

Endereço: Avenida Rio Branco, 219 – Centro – Rio de Janeiro

 

CINELÂNDIA

Na praça da Cinelândia fica o Theatro Municipal, Câmara dos Deputados, Museu Nacional das Belas Artes e o Cine Odean. Abaixo algumas fotos que dão uma visão panorâmica do local, tirada em frente ao Theatro Municipal.

 

THEATRO MUNICIPAL

O Theatro Municipal – situado na Cinelândia, quase vizinho à Biblioteca Nacional – foi inaugurado em 1909 e por mais de 100 anos recebe as principais orquestras, companhias de balé e de dança do Brasil e do mundo.

 

Free Walking Tour Rio de Janeiro (23)

 

A imponente casa de espetáculos foi construída no período em que o Rio de Janeiro passava por intensas transformações urbanísticas e culturais e a atividade teatral da cidade também vivia momento de ebulição. Hoje o teatro tem capacidade para 2252 pessoas e em 2008 passou por uma grande processo de restauração.

 

 

Quando ir: De terça a sexta-feira, às 12h, 14h, 15h e 16h. Aos sábados e feriados, às 11h, 12h e 13h.
O que fazer: Como a visita é guiada, fique atento às explicações e procure ver todos os detalhes dos ambientes que puder
Quanto tempo: 1 hora
Quanto custa: R$ 10,00 (ingressos somente no dia da visita, mas chegue com antecedência)

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro

 

MANIFESTAÇÃO PELO IMPEACHMENT DE CRIVELA

Enquanto estávamos caminhando pelo centro, na Câmera dos Deputados estava ocorrendo uma manifestação pelo impeachment de Crivela:

Free Walking Tour Rio de Janeiro (24)

 

MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES

O edifício do Museu Nacional de Belas Artes, assim como muitos dos prédios do centro histórico, foi construído no bojo das modernizações urbanas na cidade na virada do século 19 para o 20, e por decreto do presidente Getúlio Vargas, transformou-se no famoso museu em 1937.

Free Walking Tour Rio de Janeiro (25)

Além de ser mais uma moldura arquitetônica da capital fluminense, o MNBA tem a maior e mais relevante coleção de artes do século 19 e entre desenhos, gravuras, pinturas, livros, documentos e diferentes objetos, concentra mais de 70 mil itens trazidos para o Brasil pelo chefe da Missão Artística Francesa Joaquim Lebreton e algumas obras deixadas por Dom João XI, quando retornou para o Brasil em 1821.

Quando ir: De terça a sexta-feira, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.
O que fazer: Acompanhar a coleção de arte brasileira do século XIX, os quadros famosos de Victor Meireles e Pedro Américo, bem como obras de arte contemporâneas, além da galeria de esculturas
Quanto tempo: 2 a 3 horas
Quanto custa: R$ 8,00

Endereço: Av. Rio Branco, 199 – Centro

 

CINE ODEON

Os cinemas de rua brasileiros foram quase todos extintos após a proliferação dos multiplex em Shopping Centers, e os poucos que AINDA restam são símbolos de resistência cultural e merecem ser preservados. O Cine Odeon, inaugurado em 1926, é um desses sobreviventes e ao longos dos últimos anos esteve na iminência de fechar as portas, mas hoje funciona como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro e contempla uma programação diversificada, com apresentação de shows balés, opera, palestras, etc.

Free Walking Tour Rio de Janeiro (27)

Algumas das principais mostras de cinema do Brasil, como o Festival do Rio, Anima Mundi e Festival Varilux de Cinema Francês também acontecem no Odeon todos os anos.

Endereço: Praça Floriano, 7 – Centro

 

LAPA

Principal cartão postal da região mais boêmia do Rio de Janeiro, os arcos da lapa foram construídos no século 18 por escravos e índios para distribuir água originárias das nascentes do Rio Carioca. Atualmente a Avenida Men de Sá, rua Riachuelo, Gomes Freire e Lavradio são o paraíso dos notívagos, que adoram toma drinks e beber cervejas por toda a madrugada e curtir diferentes ritmos musicais em muitas casas noturnas.

Casas de show famosas como o Circo Voador e Fundição Progresso dividem espaço com bares e boates que tocam do funk ao rock em um ambiente animado e visitado todos os fins de semana por turistas do mundo inteiro. Se você ficou realmente interessado, confira essa lista do Viajali com algumas das melhores atrações da Lapa. Pode incluir na programação que você não irá se arrepender.

 

ESCADARIA SELARON

Por falta de tempo acabei não conseguindo visitar o último ponto turístico. Tinha que almoçar e ainda pegar o voo de volta. Mas pelas fotos parece espetacular!

Escadaria Selaron

 

Você pode conhecer outros passeios que o Free Walking Tour do Rio de Janeiro promove, no site oficial deles.

 

Espero que tenham curtido!

 

Não se esqueçam de continuar conosco Com o Pé na Estrada!

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

www.compenaestrada.com.br

Faça parte da comunidade Com Pé na Estrada!

Siga-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Veja nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgEwxFyLGrpgmJdqHKZdZxA

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

Airbnb: Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$100 de desconto em sua primeira aventura. Aqui está o link do meu convite: https://abnb.me/e/AaiHnfMSoL

Marque suas fotos com a hashtag #compenaestrada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s