Passeio de Maria Fumaça!

Maria Fumaça (15)

Estamos tão acostumados a viajar de carro e avião, que nem nos lembramos como as pessoas viajavam no início do século passado, não é verdade?

No dia a dia, na rotina de trabalho, constantemente utilizamos o transporte público como ônibus, metrô e trem.

Maria Fuma_a - Campinas

Mas e que tal experimentar um transporte alternativo, utilizado no início do século passado?

Nós viajamos com um casal de amigos entre as cidades de Campinas e Jaguariúna em São Paulo, de MARIA FUMAÇA!

Isso mesmo, Maria Fumaça!

Maria Fumaça (10)

Maria Fumaça (11)

Este é um dos poucos passeios de Maria Fumaça que restam no Brasil. É uma boa opção para quem mora na região de Campinas e também na capital paulista, já que é um dos únicos passeios de Maria Fumaça próximos de São Paulo.

A Maria Fumaça de Campinas está bem conservada. Ela tem monitores que explicam seu funcionamento e passa por fazendas centenárias da época do café. É um ótimo passeio para as crianças e também para os mais velhos que chegaram a viver a época da Maria Fumaça e dos trens no Brasil.

Maria Fumaça (12)

Maria Fumaça (13)

O Passeio de Maria Fumaça é o nome dado ao trajeto ferroviário turístico entre as cidades de Campinas e Jaguariúna, utilizando um trecho da linha da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, até então desativado.

Este passeio foi fundado em 1977 pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, com o intuito de preservar e divulgar a memória da ferrovia Brasileira.

O passeio se dá por 24km de trilhos, passando pelas seguintes estações: Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado e Carlos Gomes.

Maria Fumaça (14)

Maria Fumaça (16)

TIPOS DE PASSEIO

É possível escolher por 2 tipos de passeio:

Completo que sai de Campinas e vai até Jaguariúna. Duração de 3h30 entre ida e volta.

Meio Percurso que sai de Campinas e vai até a estação de Tanquinho. Duração de 1h30 entre ida e volta.

Maria Fumaça (17)

Maria Fumaça (19)

VALORES

Como não há vendas de bilhetes pela Internet, recomenda-se chegar 30 a 45 minutos antes da saída do trem para garantir um lugar no passeio. Com ingresso em mãos você pode aproveitar o tempo para fotografar a estação de trem e alguns vagões que ficam parados por lá.

Maria Fumaça (18)

R$ 30,00 – Meia

Condições para a Meia Entrada

Crianças até 5 anos viajando no colo, não pagam
Crianças de 06 a 12 anos (apresentar documento)
Estudantes (com carteirinha vigente da escola e com foto)
Portadores de necessidades especiais (apresentar documento)
Melhor idade a partir de 60 anos (apresentar documento)
Professores (apresentar holerith e identidade)

Maria Fumaça (21)

Maria Fumaça (22)

HORÁRIOS

Os passeios abertos ao público ocorrem somente aos Sábados, Domingos e Feriados com opções de saída partindo de Campinas na Estação Anhumas e de Jaguariúna. Consulte abaixo a relação de horários.

TRENS PARTINDO DE CAMPINAS

14:20 H – Destino Tanquinho – Meio Percurso

Maria Fumaça (7)

LOTAÇÃO MINIMA

Para a realização dos passeios é necessário um mínimo de passageiros pagantes, confira:

Percurso Completo – 40 Passageiros
Meio Percurso – 20 Passageiros

AVISOS IMPORTANTES

Evite contratempos, para facilitar a compra do seu ingresso, por favor chegue a estação com 45 minutos de antecedência.

É proibido o embarque de animais no trem, salvo cão guia.

Portadores de necessidades especiais e cadeirantes, possuímos toda estrutura para atendê-los basta solicitar no guichê da estação

Maria Fumaça (8)

COMO CHEGAR

Partimos de Campinas, na Avenida Dr Antônio Duarte da Conceição, 1501.

Saindo de São Paulo, pegamos a Bandeirantes. São aproximadamente 90km de distância ou 1h15 de estrada.

Deverá seguir em direção ao centro, pegando a Av Norte e Sul, seguindo em direção a estação Anhumas.

Saímos as 7hs de São Paulo, pegamos a Bandeirantes e paramos para tomar café da manhã no Frango Assado. A primeira parada é um Graal.

Outra alternativa:

Seguir pela Rodovia Anhanguera em direção a Campinas até o anel viário que liga a Rodovia Dom Pedro, depois siga a Dom Pedro II até próximo ao Carrefour (que esta do outro lado da estrada) onde você deve entrar e seguir a rua ao lado direito do Carrefour mais uns 300 metros e chega-se na Estação Anhumas.

ESTACIONAMENTO

Há estacionamento gratuito na frente da estação de campinas ou na lanchonete da estação que fica cerca de 50 metros antes da entrada da estação.

Maria Fumaça (9)

FESTAS E EVENTOS

Na Maria Fumaça é possível comemorar aniversários e festas sociais e de empresa. Basta entrar em contato com a central e agendar!

Deve ser bem divertido e diferente fazer uma festa dentro de uma Maria Fumaça!

A ESTAÇÃO

Logo na entrada da estação, você é remetido a uma outra época. Muitas novelas e filmes de época foram realizados sobre estes trilhos, como Terra Nostra, Sinhá Moça, Cabloca, entre outras. Dizem que já foram gravadas mais de 20 novelas ali. Na entrada da estação é possível ver fotos dos artistas que fizeram as novelas com roupas de época.

Maria Fumaça (1)

Com esta informação, rapidamente entendemos que não estávamos em um passeio qualquer, pois trata-se de um patrimônio histórico, preservado apenas pelos visitantes, sem nenhuma ajuda política ou governamental.

Antes de embarcamos no passeio, andamos pelos trilhos e caminhamos pela estação, observando os pontos e a estrutura das locomotivas.

Também podemos observar como eles aquecem os motores da Maria Fumaça.

E fomos surpreendidos por uma apresentação da locomotiva andando de frente e de ré!

Até a hora que de fato ela ficou pronta para a partida!

Maria Fumaça (2)

Maria Fumaça (3)

Antes de embarcar na Maria Fumaça recebemos algumas instruções de segurança: tomar cuidado com as janelas, não colocar os braços para fora do vagão para não se machucar com possíveis galhos, tomar cuidado com as fagulhas da máquina, não permanecer nas varandas entre os vagões e não fumar. E também o guia turístico nos contou um pouco da história da Maria Fumaça.

Maria Fumaça (4)

Maria Fumaça (5)

O PASSEIO

Maria Fumaça (23)

Nós decidimos fazer o passeio completo, para aproveitarmos tudo que esse passeio “retro” poderia nos oferecer!

Os vagões da Maria Fumaça são antigos mas estão muito conservados. Os bancos são confortáveis e o espaço entre eles é bom. É possível abrir a janela e aproveitar toda a suave brisa do passeio.

Maria Fumaça (24)

É necessário atentar-se a fuligem, pois conforme queima-se lenha, essas fuligens voam no ar e podem cair na roupa ou olhos. Segundo o guia o máximo que pode ocorrer é uma pequena irritação.

A Maria Fumaça sai da estação Anhumas (em Campinas) e segue em direção a cidade de Jaguariúna. No trecho inicial do passeio, os prédios e área urbana de Campinas vai ficando para traz, dando inicio a belíssimas paisagens de plantações, terra, animais, lagos e fazendas.

Maria Fumaça (31)

Maria Fumaça (32)

Durante o passeio há um guia que compartilha algumas informações sobre o trajeto, estações, casas, fazendas e tudo mais por onde passamos!

Algo muito interessante é que ao longo do passeio o Grupo Nostalgia Musical percorre os vagões tocando músicas brasileiras e levando muita animação. Tanto os adultos quanto as crianças que estavam em nosso vagão adoraram!

Maria Fumaça (26)

Maria Fumaça (28)

Eles não são remunerados pela organização do passeio, apenas sedem o espaço para que eles toquem e no final passam o chapéu para que quem quiser possa ofertar algum valor.

O vídeo treme bastante por que a locomotiva não para!

Durante todo percurso as ferromoças circulam nos vagões oferecendo cardápio de lanches e doces, assim como água e refrigerante.

Maria Fumaça (25)

Maria Fumaça (27)

Mas caso ainda sinta fome, é possível circular com cuidado entre os vagões até  chegar ao vagão restaurante da Maria Fumaça.

Maria Fumaça (54)

Maria Fumaça (55)

Boa parte dos trilhos entre Campinas e Jaguariúna é em linha reta. Se quiser incluir a Maria Fumaça na composição da sua foto, fique atento às curvas do caminho. Não conseguimos pegar uma curva para fotografar pois ficamos na resenha com nossos amigos e passou batido!

Maria Fumaça (33)

Maria Fumaça (34)

Maria Fumaça (35)

No trajeto de trem desde a Estação Anhumas até a Estação Jaguariúna paramos nas seguintes estações (em ordem): Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado e Carlos Gomes. Boa parte delas já foi restaurada, mas outras ainda necessitam de contribuições para continuar as obras.

Breve parada da Maria Fumaça na Estação de Tanquinho no trajeto entre Campinas e Jaguariúna

Maria Fumaça (36)

Maria Fumaça (37)

Estação Desembargador Furtado no trajeto entre Campinas e Jaguariúna

Maria Fumaça (43)

Próximo às estações existem algumas casas antigas que pertenciam aos funcionários da ferrovia.

Maria Fumaça (29)

Maria Fumaça (30)

Também passamos por um “cemitério” de locomotivas, onde é realizado a restauração das locomotivas antigas e manutenção das que estão em operação.

Maria Fumaça (44)

Maria Fumaça (50)

Maria Fumaça (51)

Maria Fumaça (52)

Antes de chegar em Jaguariúna, a Maria Fumaça atravessa um rio.

Maria Fumaça (38)

Chegando em Jaguariúna a Maria Fumaça passa por dentro da cidade e os funcionários da via seguram o trânsito, para que não haja nenhum acidente.

Maria Fumaça (56)

Desembarcamos na Estação Jaguariúna, onde teríamos de 30 a 40 minutos para explorar o local.

Maria Fumaça (58)

Logo no desembarque visitamos o Museu Ferroviário. Há muitas coisas antigas, desde de telefones, máquinas de escrever até peças que faziam parte dos trilhos antigos e também das locomotivas.

Maria Fumaça (62)

Maria Fumaça (67)

Maria Fumaça (68)

Maria Fumaça (69)

Na saída do museu, encontramos parada a locomotiva que nos levaria de volta. Subimos no maquinário e tiramos algumas fotos!

Maria Fumaça (70)

Maria Fumaça (71)

Maria Fumaça (72)

Durante a parada em Jaguariúna fomos conhecer a feira de artesanato. Havia várias barracas de artesanato com peças lindas. Também havia algumas barracas de alimentação.

Maria Fumaça (73)

Maria Fumaça (74)

Não podia faltar, compramos nosso imã de geladeira e também comemos um lanche no local. Há uma variedade grande de opções: Pastel, Tapioca, Lanches, Churrasquinho Grego, entre outros.

Rapidamente o tempo esgotou e chegou a hora de retornar a Campinas. Embarcamos novamente e percorremos o mesmo trajeto, parando em todas as estações.

Maria Fumaça (75)

Maria Fumaça (15)

Maria Fumaça (12)

Maria Fumaça (72)

Maria Fumaça (10)

No retorno nós fizemos um passeio por Campinas, conhecendo um parque muito bacana: O Parque de Taquaral.

Este nós contamos no próximo post!

E você já fez o passeio da Maria Fumaça?

Conte-nos sua experiência!

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

www.compenaestrada.com.br

Faça parte da comunidade Com Pé na Estrada!

Siga-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Veja nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgEwxFyLGrpgmJdqHKZdZxA

Viajou? Conheceu algum destino novo? Conte-nos sua experiência que ela será publicada no blog! https://compenaestrada.com.br/viagem-do-leitor/

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

Marque suas fotos com a hashtag #compenaestrada

Anúncios

Um comentário em “Passeio de Maria Fumaça!