Trilha da Pedra Branca – SP

Olá pessoal,

Tudo bom?

Hoje iremos falar da Trilha da Pedra Branca, localizada dentro do Parque do Horto em São Paulo, capital.

Como Chegar:
Acesso pela marginal tietê até Av. Eng.º Caetano Alvares, (edifício do jornal “O Estado de São Paulo) seguindo pela av. Santa Ignês, av Luís Carlos Gentille de Laet , no cruzamento entrar a esquerda seguindo a rua do Horto até o nº 1799 – zona norte da capital paulista. Maiores informações pelo telefone 6231-8555 ramal 2154/2155

Há local gratuito para estacionar o carro.

Este foi o primeiro núcleo do Parque Estadual da Cantareira aberto ao público em 1989, apresenta infra-estrutura de portaria, bilheteria, guarita, sanitários, audiovisual, anfiteatro, museu, áreas de piquenique e trilhas de interpretação da natureza, permitindo o desenvolvimento de atividades voltadas tanto para o público geral, como para o público escolar. Realiza agendamentos todos os semestres para escolas, agências de ecoturismo entre outros.

As trilhas existentes no Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande caracterizam-se principalmente por oferecer a oportunidade ao visitante de um contato direto com a Mata Atlântica, mesmo estando apenas a 10 km da Praça da Sé, o coração geográfico de São Paulo.

Logo na entrada do parque é possível obter um mapa de todas as trilhas disponíveis no local!

Imagem

Imagem

A Trilha das Figueiras possui 1.200m de percurso variando de suave à íngreme, onde o visitante pode observar as árvores altas que deram o nome à trilha e possivelmente bugios alimentando-se de seus frutos, poderá ver também curiosos matacões (granitos) que sofrem o fenômeno denominado de esfoliação esferoidal, onde as rochas apresentam fendas.

A Trilha da Bica possui 1.500 m de percurso suave, circundando uma microbacia hidrográfica em que o visitante pode refrescar-se com a água da bica e observar, além de muitos pássaros, um bando de quatis que freqüenta a área.

Estas duas anteriores não chegamos a realizar, fomos direto ao prato principal!

A Trilha da Pedra Grande, possui o maior percurso, que é de 9.500 m. Trata-se de uma antiga estrada que teve seu asfalto preservado. O ponto alto da trilha é a Pedra Grande, um grande afloramento rochoso de granito, onde devido à sua posição geográfica, permite que a Cidade de São Paulo seja vista do Norte para o Sul. Em dias claros pode-se ver trechos da Serra do Mar além da cidade. Essa trilha também dá acesso ao Lago das Carpas, agradável área para prática de exercícios físicos e apreciação dos peixes existentes no lago.

Imagem

A subida é bem cansativa, principalmente se o intuito for fazer pique nique no lago das carpas, pois será necessário levar os alimentos e materiais que serão utilizados no mesmo nas mãos.

Todo o percurso é muito bem sinalizado, e há diversos avisos lembrando os visitantes da necessidade de preservação do meio ambiente, sendo possível encontrar muitos Bugios se alimentando na copa das árvores.

Imagem

Imagem

Imagem

Chegando ao topo da Trilha da Pedra Grande, é possível avistar grande parte da capital de São Paulo. A Pedra Grande, um grande afloramento rochoso de granito, fica a 1.010 m de altitude. O forte vento e o frio que faz na região, é um evento a parte! Por isso se faz necessário o uso de blusas de frio.

Em dias claros é possível avistar trechos da Serra do Mar.

Imagem

Imagem

Ao lado fica um pequeno museu, com animais empalhados, diferentes tipos de rocha e uma maquete do parque.

ImagemImagemImagem

Esta trilha dá acesso ainda ao Lago das Carpas, uma área tranqüila e agradável, em que se podem fazer exercícios, relaxar (aqui há banheiros e uma bica de água) e também fazer um belo pique nique.

Há um parquinho para as crianças se divertirem também.

 

Jeff & Paty

Com Pé na Estrada

 

 

Sigo-nos no Facebook: http://www.facebook.com/compenaestrada

Faça parte do nosso Grupo no Face – https://www.facebook.com/groups/compenaestrada/

Siga nosso Insta: @ComPenaEstrada1 – https://instagram.com/compenaestrada1/

Mande suas dúvidas e/ou sugestões por e-mail: compenaestrada1@gmail.com

Seguro Viagem: Adquira seu Seguro Viagem com a Mondial Seguros nos Banners do Blog e ganhe 15% de desconto!

Booking: Toda compra realizada através dos banners do Booking em nosso Blog, o Com Pé na Estrada ganha uma comissão, mas você não tem nenhum custo extra, apenas nos ajuda a manter o blog ativo!

 DSCN9635 DSCN9638

Este é um local que vale a pena levar a família e amigos para conhecer.

Grande abraço.

6 comentários em “Trilha da Pedra Branca – SP

  1. Oi, tudo bem? Você pode me tirar umas dúvidas? Nunca fui à Pedra Grande, estou pensando em fazer a trilha neste final de semana. Queria saber quanto tempo mais ou menos é necessário lá no mirante e nesse Lago das Carpas que vc falou. E também, qual é o horário recomendado pra começarmos a descer? Cada trecho demora mais ou menos quanto tempo?

    Valeu!

    • Ola Luiza!

      Acredito que o melhor horário para aproveitar bem o dia é chegar no maximo as 10h.

      Leva aproximadamente 1h para ir ate o topo, avistar o mirante, entrar na área histórica e depois voltar alguns metros que lhe dara acesso as carpas onde se faz o pique nique.

      Há diversas outras trilhas por lá que você também poderá fazer.

      Para cumprir 100% do que o parque oferece tranquilamente vai um dia.

      Se tiver mais alguma duvida pode me perguntar!

      E lembre-se continua conosco Com o Pé na Estrada!

  2. Olá, boa tarde, gostaria de saber se paga para entrar na trilha. Se paga qual o valor ?
    E qual o horário que o parque abre ?

  3. Pingback: O Velhão + Jump Mania no Parque Horto Florestal! | COM PÉ NA ESTRADA

Deixe um comentário